
Acabou a festa do Jeep Compass. Desde que estreou no Brasil em setembro de 2016, ele se tornou uma sensação e liderou o segmento de SUVs médios. Poderia até perder nas vendas em um mês ou no outro, mas no acumulado do ano sempre esteve à frente. Não mais, pois o Toyota Corolla Cross ficou à frente entre os SUVs mais vendidos do Brasil em março.
Segundo dados da Fenabrave, o Jeep Compass anda apresentando quedas sucessivas nos emplacamentos. Em fevereiro foram 4.303 unidades vendidas contra 4.018 unidades em março. Um cenário totalmente contrário ao do Toyota Corolla Cross, que vem crescendo: 5.351 unidades em fevereiro e 5.834 unidades em março.
Com isso, no acumulado geral do ano, temos o modelo da Toyota com 13.011 unidades vendidas contra 12.75 unidades do modelo da Stellantis. Pela primeira vez em sua história, ele não é mais o rei dos SUVs médios. Contudo, entre os SUVs mais vendidos do Brasil, o Toyota ainda faz mais estrago.

Reis de categoria
Enquanto o Volkswagen T-Cross permanece como o SUV mais vendido do Brasil com 6.512 unidades emplacadas, o Toyota Corolla Cross agora estacionou no segundo lugar e não sai mais de lá. O resultado é uma repetição de fevereiro, onde a dupla segurou as duas posições mais altas e era seguida pelo Hyundai Creta. Só que em março, as coisas mudaram.
O Creta caiu para quarto lugar, sendo ultrapassado pelo Honda HR-V e pelo Nissan Kicks. O Honda aproveita promoções e queima de estoque do modelo atual, visto que a marca se prepara para lançar o HR-V reestilizado. Já o Kicks teve uma baixa forte em fevereiro, onde ficou em décimo lugar, mas agora retomou o fôlego.

Isso que, no caso do Kicks, a nova geração ainda não chegou para reforçar os números, que são compostos somente pelo velho Kicks Play. Será que com dois modelos com o mesmo nome, a Nissan vai conseguir ameaçar a liderança do T-Cross? Jeep Compass e Chevrolet Tracker inverteram posições, enquanto o Jeep Renegade caiu duas colocações.
Entre os SUVs subcompactos, o Volkswagen Nivus lidera, marcando o sétimo lugar. Ele é seguido por outro modelo cupê, o Fiat Fastback, que é acompanhado pelo irmão Pulse. Nesse subsegmento de modelos menores, o Renault Kardian ainda está longe, mas o Volkswagen Tera deve sacudir as estruturas.

SUVs mais vendidos do Brasil em março
1. Volkswagen T-Cross – 6.512 unidades
2. Toyota Corolla Cross – 5.834 unidades
3. Honda HR-V – 5.095 unidades
3. Nissan Kicks – 4.519 unidades
4. Hyundai Creta – 4.418 unidades
5. Chevrolet Tracker – 4.170 unidades
6. Jeep Compass – 4.018 unidades
7. Volkswagen Nivus – 3.792 unidades
8. Fiat Fastback – 3.551 unidades
9. Fiat Pulse – 3.048 unidades
10. Jeep Renegade – 2.928 unidades
Qual sua aposta para os SUVs mais vendidos do Brasil em 2025? Conte nos comentários.