Já não é segredo para ninguém que os carros brancos dominaram o mundo. Contudo, o levantamento anual feito pela PPG revelou alguns dados interessantes. Sabia que a América Latina teve 40% das vendas de carros 0km no ano passado representada por modelos na cor branca? E que somente a região da Ásia-Pacíico é mais careta que a nossa?
Globalmente, 35% dos carros vendidos em 2021 foram pintados na cor branca, representando um aumento de 1% em relação ao ano anterior. A segunda cor mais popular é o preto com 18%, seguido por cinza com 14% (2% a menos que no ano passado) e prata com 11% (1% a menos que em 2021).
Ou seja, 78% dos carros comercializados em todo o planeta Terra em 2021 eram de algum tom que varia entre branco e preto. Azul com 8%, vermelho com 7% e tons de marrom com 4% são as cores (de fato) mais populares fora dos 50 tons de cinza. Mas algumas regiões e categorias, a dominação dos tons neutros é ainda maior.
Na América do Sul, por exemplo, onde o Brasil se encontra, 40% dos carros vendidos em 2021 eram brancos. Isso representou um aumento de 3,5% em relação ao ano anterior. A segunda cor mais popular é o prata com 17% das vendas, apesar da queda de 4%. Ela foi a cor que mais perdeu participação de um ano para o outro.
Já o cinza cresceu 1% e chega aos 16%, quase ultrapassando o prata. Quando os sul-americanos querem ousar, optam pelo vermelho, que decorou a carroceria de 6% dos carros vendidos em 2021. O mais notável é que essa cor chamativa está presente em 9% das picapes vendidas no ano passado. Já o branco dominou 72% das vendas nas minivans por aqui.
Na Ásia-Pacífico a situação é bem pior no nível de caretice. 41% dos carros vendidos no ano passado eram brancos. Os compactos tiveram 60,5% de suas vendas representados pela cor branca. Já carros médios e de luxo contam com o preto como cor dominante com 40% das vendas.
A América do Norte, porém, é mais equilibrada. O branco representou 24% das vendas no ano passado, seguido pelo cinza com 22%. Azul está em 12% dos carros norte-americanos vendidos em 2021, a maior taxa de uma cor fora do espectro preto-cinza-prata-branco. Notável que entre os carros compactos, 21,5% dos modelos vendidos eram azul, que é a cor dominante na categoria.
Nesse caso, o branco representa somente 8% das vendas, ficando abaixo de azul e vermelho, empatados com 10% e de prata com 17%.
>>5 carros modernos que redefiniram a história do automóvel atual
>>Cinco minivans que são carros completamente insanos e fora da casinha
>>5 carros que morreram no Brasil em 2021, mas têm outra chance lá fora