![Toyota Corolla Cross XRX Hybrid [Auto+ / João Brigato] Toyota Corolla Cross XRX Hybrid [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Toyota-Corolla-XRX-Hybrid-3_edited-990x556.jpg)
Desde que lançou o Corolla Cross no Brasil em março de 2021, a Toyota potencialmente poderia ter criado um problema para si. Afinal, em diversos outros casos, sempre que uma marca lançou um SUV, imediatamente seus sedãs passaram a vender menos. Como então manter o Corolla líder de vendas agora que um SUV equivalente apareceu?
A Toyota decidiu desenvolver uma estratégia diferente nas concessionárias. Sempre que um novo lançamento é revelado, a marca tende a focar nele nas revendas. Entretanto, quando um cliente vai atrás de um Corolla, o vendedor é orientado a não mostrar o Corolla Cross. Assim, cada um fica com seu respectivo público.
E isso tem surtido resultado. Nos seis primeiros meses de vendas do SUV junto do sedã, o novo modelo apenas somou as vendas da Toyota, sem derrubar o volume do veterano. É claro que há uma certa intercambialidade de compradores entre eles, mas a quantidade de unidades comercializadas não se alterou demasiadamente.
Vendas dos irmãos Corolla
O Corolla Cross chegou em março vendendo 37 unidades apenas, enquanto o sedã emplacava 4.109 unidades. Já a Toyota, tinha 12.681 novos carros saindo de suas revendas no mês. Em abril, o volume da japonesa cresceu para 13.420 unidades, com o SUV emplacando 1.889 carros, enquanto o sedã descia para 3.418 vendas. Dados são da Fenabrave.
O fator novidade pesou para o Cross em maio, quando com 3.677 unidades vendidas ele encostou no sedã, que fez 3.790 novos proprietários no mesmo mês. Enquanto isso, o volume da Toyota continuou a crescer com 15.531 carros novos vendidos. É possível ver que o sedã seguiu vendendo uma média consistente mesmo após a estreia do SUV.
Foi nesse mês em que os dois Corollas venderam mais: 3.925 unidades para o sedã e 5.068 para o SUV. Uma pequena retração atingiu o Cross em agosto, onde baixou para 4.789 unidades, enquanto o Corolla cresceu para 4.354 vendas. Em volume total, a Toyota caiu para 17.426 carros vendidos.
>>Exclusivo: Yaris reestilizado em 2022, Corolla Cross GR vem em março
>>Toyota Corolla Cross chega ao Japão com 4×4, mas de escape aparente
>>Corolla Cross Hybrid: conforto de sedã, consumo de Kwid | Avaliação