Citroën e Ford vivem momentos completamente opostos no Brasil em 2021. A marca do oval azul está fechando revendas e diminuindo sua linha de modelos, ainda que prometa lançamentos para o próximo ano. A Citroën, por outro lado, trabalha com abertura de mais revendas e elevação nas vendas por conta da Stellantis – além de preparar o novo C3 2022.
Prova disso é que em setembro a Citroën passou a vender mais que a Ford pela primeira vez na história. Foram 1.621 carros da Ford emplacados no período contra 1.861 carros da francesa. Os números, divulgados pela Fenabrave, consideram a linha de comerciais leves e automóveis.
Nisso há um ponto a ser visto: a Citroën conta com o reforço de Jumpy e Jumper nos números, visto que o Cactus é o único carro de passeio que a marca possui hoje. Por isso, fica em 13º no ranking geral. Já a Ford, em 14º lugar, conta com os números da Ranger para inflar os números de venda.
Quando visto somente o lado dos carros de passeio, a situação da Ford fica mais complicada. Com somente Bronco Sport, Territory e Mustang para fazer volume, a marca vendeu menos que a Land Rover em setembro. Foram apenas 270 carros emplacados. Já a Citroën, somente com o C4 Cactus, teve 1.545 vendas no mês de setembro.
No ranking geral, temos a Fiat com liderança absoluta com quase 9 mil unidades de vantagem para a Volkswagen, segunda colocada. A Chevrolet volta a ganhar tração com quase 18 mil carros vendidos. Em setembro, a Peugeot não entrou para o top 10, fazendo com que a CAOA Chery abocanhasse a última posição e já avançado para cima da Nissan.
Marcas mais vendidas de setembro
- Fiat – 29.038 unidades
- Volkswagen – 20.683 unidades
- Chevrolet – 17.983 unidades
- Hyundai – 14.523 unidades
- Toyota – 12.562 unidades
- Jeep – 11.407 unidades
- Honda – 7.685 unidades
- Renault – 5.697 unidades
- Nissan – 4.844 unidades
- CAOA Chery – 4.036 unidades
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