.single-post figure figcaption{display:block !important;}

SUVs da Citroën em alta

Citroën cresce pouco em 2024, mas Basalt promete animar a marca em 2025

Após se recolocar no Brasil como marca de baixo custo, Citroën vem em processo de recuperação de vendas que terá ajuda fundamental do Basalt

citroën basalt shine vermelho com teto preto de frente com um jardim ao fundo
Citroën Basalt [Auto+ / João Brigato]

Enquanto a Peugeot viu o ano de 2024 ter baixa nas suas vendas, a Citroën vive uma situação oposta. A marca francesa de entrada a Stellantis vendeu 4,97% a mais no ano que se foi. Contudo, os principais responsáveis pelo crescimento foram os SUVs Aircross e Basalt. Só que o SUV cupê é o que parece que vai movimentar 2025.

Lançado no final de 2023, o Citroën Aircross tinha conseguido emplacar somente 188 unidades antes da virada do ano. Seu primeiro ano de vendas verdadeiro foi 2024 com 8.284 unidades comercializadas. Ele ajudou a marca francesa a crescer de 32.280 unidades em 2023 para 33.885 unidades em 2024.

Isso porque o C3, principal carro da Citroën no Brasil, teve queda forte de 20,69% nas vendas. Foram 21.080 unidades no ano passado, um contraste com os 26.578 carros vendidos no ano anterior. Ele agora divide atenção também com o Basalt, que começou no final de 2024 com 2.320 unidades vendidas.

Citroën C3 Aircross 7 Shine prata com teto preto de frente com uma igreja ao fundo
Citroën C3 Aircross 7 Shine [Auto+ / João Brigato]

Vale, inclusive, o destaque para o Basalt nos últimos meses. Ele começou a ser emplacado em agosto, segundo dados da Fenabrave. Mas suas vendas reais aconteceram em novembro e dezembro, com 912 unidades e 955 unidades, respectivamente. O Aircross, no mesmo período, vendeu 541 unidades e 642 unidades.

O aposentado Citroën C4 Cactus viveu seu último ano em 2024 com queda de 71,83% nas vendas. Ao todo foram 1.035 unidades somente, enquanto no período anterior ele emplacou 3.674 unidades. A chegada do Aircross e do Basalt atrapalharam sua vida, que já não era fácil.

citroen c4 cactus branco com teto preto e detalhes laranja de frente
Citroën C4 Cactus THP [Auto+ / João Brigato]

Linha comercial da Citroën

Por fim, temos a linha comercial da Citroën vivendo uma verdadeira discrepância. A van grande Jumper saltou de 70 emplacamentos em 2023 para 163 unidades vendidas em 2024. Ou seja, aumento de 132,86%. Já o Jumper, o modelo menos vendido do trio de vans médias da Stellantis, caiu 43,92%, chegando a 987 unidades vendidas contra 1.760 unidades.

Citroën Jumpy [divulgação]
Citroën Jumpy [divulgação]

Qual seu carro preferido da Citroën? Conte nos comentários.