Enquanto a Peugeot viu o ano de 2024 ter baixa nas suas vendas, a Citroën vive uma situação oposta. A marca francesa de entrada a Stellantis vendeu 4,97% a mais no ano que se foi. Contudo, os principais responsáveis pelo crescimento foram os SUVs Aircross e Basalt. Só que o SUV cupê é o que parece que vai movimentar 2025.
Lançado no final de 2023, o Citroën Aircross tinha conseguido emplacar somente 188 unidades antes da virada do ano. Seu primeiro ano de vendas verdadeiro foi 2024 com 8.284 unidades comercializadas. Ele ajudou a marca francesa a crescer de 32.280 unidades em 2023 para 33.885 unidades em 2024.
Isso porque o C3, principal carro da Citroën no Brasil, teve queda forte de 20,69% nas vendas. Foram 21.080 unidades no ano passado, um contraste com os 26.578 carros vendidos no ano anterior. Ele agora divide atenção também com o Basalt, que começou no final de 2024 com 2.320 unidades vendidas.
Vale, inclusive, o destaque para o Basalt nos últimos meses. Ele começou a ser emplacado em agosto, segundo dados da Fenabrave. Mas suas vendas reais aconteceram em novembro e dezembro, com 912 unidades e 955 unidades, respectivamente. O Aircross, no mesmo período, vendeu 541 unidades e 642 unidades.
O aposentado Citroën C4 Cactus viveu seu último ano em 2024 com queda de 71,83% nas vendas. Ao todo foram 1.035 unidades somente, enquanto no período anterior ele emplacou 3.674 unidades. A chegada do Aircross e do Basalt atrapalharam sua vida, que já não era fácil.
Linha comercial da Citroën
Por fim, temos a linha comercial da Citroën vivendo uma verdadeira discrepância. A van grande Jumper saltou de 70 emplacamentos em 2023 para 163 unidades vendidas em 2024. Ou seja, aumento de 132,86%. Já o Jumper, o modelo menos vendido do trio de vans médias da Stellantis, caiu 43,92%, chegando a 987 unidades vendidas contra 1.760 unidades.
Qual seu carro preferido da Citroën? Conte nos comentários.