Vendas em alta

China bate recorde e vende 1 milhão de carros elétricos em agosto

A China pode estourar o champanhe e comemorar que vendeu mais de 1 milhão de carros elétricos e híbridos plug-in em agosto deste ano

BYD Yuan Pro
BYD Yuan Pro [Auto+ / Rafael Dea]

Agora que o mês de agosto acabou, as montadoras contabilizam a quantidade de carros que elas venderam. Lá na China, o número de vendas de modelos 100% e também os híbridos plug-in bateu recorde e eles alcançaram a chamativa marca de 1 milhão de negócios concretizados.

Pelos números expostos pela empresa Rho Motion, em todo o último mês de agosto, o território chinês comercializou mais de 1 milhão de automóveis elétricos. Até agora, o mundo já teve mais de 9,8 milhões de vendas realizadas desses dois tipos de propulsão. Somente a China detém cerca de seis milhões de negócios fechados. Ou seja, é graças ao público chinês que os modelos elétricos chegaram à este nível.

Na visão de especialistas sobre o assunto, o mercado local teve um aumento de 33% em comparação com as vendas negociadas em agosto de 2023. Aliás, os Estados Unidos e o Canadá também registraram aumento de 9% nas negociações fechadas no último mês.

GWM Ora 03 Skin [Auto+ / João Brigato]
GWM Ora 03 Skin [Auto+ / João Brigato]

Mesmo em alta, os planos mudaram

Por sua vez, a Europa e o Reino Unido registraram queda de 4% nas vendas de carros elétricos em agosto de 2024. Segundo o portal Top Gear, esta foi a primeira vez que esses mercados tiveram um decréscimo nas negociações desses modelos. Na Europa, um dos países que possui uma situação bem chamativa é a Alemanha.

Lá, as negociações de carros elétricos não vem tendo um bom resultado. Enquanto isso, automóveis equipados com motor a combustão seguem vendendo de forma notória. Desse modo, o governo alemão começou a implantar incentivos para as montadoras tentarem reverter essa situação.

Volvo EX30
Volvo EX30 [Divulgação]

Mesmo que as vendas desses automóveis tenham tido números expressivos recentemente, grande parte das empresas automobilísticas já reavaliaram seus planos sobre este tópico. Porsche e Audi são dois belos exemplos, já que ambas criaram metas ambiciosas sobre veículos elétricos e querendo eliminar de forma brusca os motores a combustão.

Nisso, viram que a desaceleração na demanda pelos carros elétricos veio com força e agora já encontraram saídas para enfrentar essa crise. A Audi vai investir momentaneamente em automóveis híbridos plug-in e a Porsche vai oferecer modelos movidos a bateria e também terão uma versão movida a combustível fóssil.

Porsche Cayenne
Porsche Cayenne [Divulgação]

Você tem ou teria um modelo 100% elétrico? Prefere eles ou os híbridos plug-in? Conte nos comentários