Lançados em 2012 e 2013, a primeira geração do Onix e a segunda geração do Prisma, respectivamente, enfim saíram de linha de produção. Do Brasil. Depois de deixar de ser produzido em Gravataí (RS), no lançamento da segunda geração do Onix, em 2019, os compactos foram transferidos para São Caetano do Sul (SP).
Quando foram realocados de unidade fabril, ainda recebem o nome Joy e Joy Plus. Fora de linha no Brasil desde 2021, os compactos continuaram em produção aqui para atender mercados vizinhos, para exportação. No entanto, vale deixar claro, o fim da produção do Joy é no Brasil. Isso porque a produção dos compactos será novamente transferida, desta vez, para a Colômbia.
Para a segunda transferência, a GM terá que investir US$ 50 milhões. No país vizinho, a capacidade de produção será de 35 mil unidades por ano, sendo 30% para atender só o mercado interno. Ele ainda será exportado para mercados como Equador, Peru e Argentina. O motivo da transferência também tem um motivo: nova Montana.
A picape será produzida em São Caetano do Sul (SP), ocupando o espaço deixado pela antiga Montana, a linha Joy e parte da produção do Tracker. O SUV compacto passou a ter fabricação compartilhada com a unidade de Rosário, na Argentina. Esse espaço aberto em São Caetano dá indícios que a GM quer que a Montana tenha capacidade produtiva grande e, para isso, precisa de espaço na unidade.
Por aqui, a dupla Joy saiu de linha por dois motivos: o primeiro eram as baixas vendas. Com preços quase similares, obviamente o consumidor preferiu pelas novas gerações, mais modernas e com motores atuais. O segundo motivo é justamente o motor. O Joy foi barrado pelo Proconve L7, uma vez que os motores 1.0 SPE/4 flex de 80 cv não estavam de acordo com as novas regras de emissões.
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