Em geral é preciso esperar o réveillon para que tenhamos definido o resultado dos carros mais vendidos do ano. Contudo, alguns modelos já podem comemorar a vitória antes do tempo, visto que suas categorias já definiram os vencedores e uma virada só aconteceria graças a um milagre de Natal.
Exemplo disso é o resultado do carro mais vendido do ano. Com 103.288 unidades comercializadas até o final de novembro, a Fiat Strada levará na sua caçamba o título mais uma vez. A diferença de 14 mil unidades entre ela e o Hyundai HB20 torna a virada do hatch compacto sul-coreano impossível em um mês.
Só que o HB20 pode comemorar antes a liderança da categoria. Ele terminará 2022 assim como fechou 2021, como o hatch mais vendido do Brasil. O Chevrolet Onix, que está logo atrás, vendeu 75.741 unidades até o fechamento de novembro. Ou seja, 13.545 unidades a menos que o Hyundai que obteve 89.286 vendas no mesmo período.
Entre os hatches compactos, a virada só aconteceria se o segundo e o terceiro colocado somassem as vendas. O Chevrolet Onix Plus com suas 67.213 unidades vendidas até novembro, segundo a Fenabrave, estão muito à frente do acumulado de 37.082 unidades do Fiat Cronos e das 31.926 unidades do futuro aposentado Volkswagen Voyage.
Reis da humilhação
Agora um caso extraordinário, mas que não é surpresa para ninguém, é o Toyota Corolla. Era possível dizer que ele já havia definido em janeiro que seria o sedã médio mais vendido do Brasil, ainda que em três meses ele tenha comercializado tudo que o Chevrolet Cruze conseguirá ao longo do ano.
Com 38.577 unidades vendidas, o Corolla está a quilômetros do Cruze com 8.336 unidades no acumulado de 2022 até novembro. Diferentemente da mais apertada situação entre os esportivos. Nessa categoria, o Porsche 911 teve 564 unidades emplacadas e já definiu o resultado do ano, já que o Ford Mustang em segundo lugar teve 320 unidades vendidas.
Entre as picapes, as vitórias são bem óbvias. A Fiat Strada teve 103.225 unidades vendidas até novembro contra apenas 20.398 unidades da Volkswagen Saveiro, sua única rival. Já entre as intermediárias, 2022 já teve 45.272 unidades da Fiat Toro vendidas contra 10.830 da Renault Oroch e 1.254 da Ford Maverick. Uma virada nessas duas categorias é impossível.
Entre as médias, porém, o resultado é mais apertado, mas já está definido. A Toyota Hilux canta vitória em novembro com 42.825 unidades vendidas, contra 23.754 unidades da rival Chevrolet S10. O mesmo aconteceu com comerciais pequenos, onde a Fiat Fiorino reina sozinha com 18.935 unidades conta 1.909 de sua irmã quase gêmea Peugeot Partner Rapid.
Dentro do jogo
A realidade é que a única categoria que ainda não tem um vencedor definido é a de SUVs. O modelo mais vendido da categoria pode ser o Chevrolet Tracker ou o Volkswagen T-Cross, mas Jeep Compass e Hyundai Creta ainda têm chance. Tracker tem até novembro 62.524 unidades vendidas contra 59.161 do T-Cross, 57.474 do Compass e 56.080 do Creta.
Se separados por tamanho, o Jeep Compass é o líder absoluto dos médios e não há a menor chance de o Toyota Corolla Cross com seus 38.612 emplacamentos passar as vendas do Compass. Entre os modelos de sete lugares, o Jeep Commander com 20.074 unidades não deixará o Toyota SW4 vencer, já que o japonês acumulou até novembro 12.339 vendas.
>>Obituário: todos os carros que saíram de linha em 2022
>>5 carros que são a seleção da Bélgica do mercado
>>5 características de carros da Europa que o Brasil não aceita
- Destaque
- Vendas e Preços
- 911
- Chevrolet
- Chevrolet Onix
- Chevrolet Onix Plus
- chevrolet tracker
- Compass
- corolla
- creta
- Fiat
- Fiat Fiorino
- Fiat Strada
- Fiat Toro
- Fiorino
- HB20
- Hyundai
- Hyundai Creta
- Hyundai HB20
- Jeep Compass
- Onix
- Onix Plus
- Partner
- Partner Rapid
- Peugeot Partner Rapid
- porsche
- Porsche 911
- Strada
- T-Cross
- Toro
- Toyota Corolla
- Tracker
- Volkswagen
- Volkswagen T-Cross