Na hora de comprar um carro novo, o preço pode ser algo extremamente determinante. Especialmente se tratando do sonho de ter o carro de alguma marca. Por isso, reunimos aqui os modelos mais baratos de todas as montadoras que atualmente atuam de forma oficial no Brasil e que já tem tabela de preços para modelos 2023. Confira
Audi
A Audi é um caso raro de montadora que não tem um carro, mas sim dois representando sua porta de entrada. A3 hatch e A3 Sedan são vendidos por R$ 275.990 na versão S Line equipada com motor 2.0 turbo.
BMW
Recentemente renovado e em nova geração, o X1 é o carro mais barato da BMW no Brasil. Na versão de entrada sDrive18i com motor 1.5 turbo, o SUV é vendido por R$ 296.950. Ele é o único BMW por menos de R$ 300 mil à venda por aqui.
BYD
Superando a Audi, a BYD tem três carros pelo mesmo preço, sendo eles os mais baratos da marca. Por R$ 269.990 é possível levar o SUV médio híbrido Song Plus, a minivan elétrica D1 ou o SUV compacto elétrico Yuan Plus.
Chery
Foi-se o tempo que um carro chinês custava menos de R$ 100 mil. Prova disso, é que o carro mais barato da CAOA Chery no Brasil é o micro elétrico iCar de R$ 149.990. Aliás, a Chery é a única em que um carro elétrico é mais barato que todos os seus modelos puramente a combustão.
Chevrolet
De tão básico, o carro mais barato da Chevrolet no Brasil é o Onix 1.0 sem nome. Custa R$ 82.490 e faz com que não exista carro da GM por aqui por menos de R$ 80 mil. Tem motor 1.0 três cilindros aspirado e uma lista de itens de série regular.
Citroën
A beira de romper a barreira dos R$ 70 mil, a Citroën tem no C3 Live de R$ 69.990 seu carro mais barato à venda no Brasil. Essa versão de entrada é a única do hatch compacto sem central multimídia. Já o motor, é o mesmo 1.0 três cilindros aspirado usado por Fiat e Peugeot.
Fiat
Com o título de segundo carro mais barato do Brasil, o Fiat Mobi Like custa R$ 68.990. Contudo, diferentemente de seu primo C3, o Mobi usa motor 1.0 quatro cilindros de concepção mais velha que o moderno três cilindros do Citroën.
Ford
Se antes a Ford tinha Ka e EcoSport para servir em uma faixa abaixo dos R$ 100 mil, agora não é possível comprar um carro da marca sem gastar menos de R$ 200 mil. Hoje o título de Ford mais barato do Brasil fica com o Territory de R$ 219.390.
Honda
Para entrar no mundo da Honda, é preciso hoje desembolsar R$ 117.300 por um City EX de entrada. O valor é da versão sedã, visto que o City Hatch começa a partir de R$ 123.600 por não ter a versão EX, partindo direto da EXL.
Hyundai
Por R$ 79.490, a Hyundai está prestes a não ter sequer um carro abaixo de R$ 80 mil. O preço pedido é pelo HB20 Sense 1.0 de entrada. O modelo vem com lista de equipamentos bem básica e não oferece central multimídia.
JAC
Como agora a JAC só vende elétricos, o carro elétrico mais barato do Brasil também é o modelo mais barato da marca chinesa. Por R$ 145.900, o pequeno E-JS1 é a maneira mais barata, hoje, de rodar sem gastar gasolina, diesel ou etanol.
Jaguar
A única versão do E-Pace oferecida no Brasil detém o título de carro mais barato da Jaguar por aqui. Por R$ 444.950, o E-Pace R-Dynamic SE é o único modelo da marca britânica a custar menos de meio milhão de reais.
Jeep
Com forte apelo para o custo-benefício, o Jeep Renegade Sport de R$ 134.190 é o carro mais barato da marca de SUVs da Stellantis no Brasil. Ele também é o SUV compacto mais potente do país, com motor de 185 cv. Vale lembrar, porém, que ele divide o título e o motor com o Fiat Pulse Abarth.
Kia
Prestes a ser reestilizado e turbinado, o Kia Cerato EX de R$ 136.490 é o carro mais barato da Kia no Brasil. O sedã médio caiu nas vendas nos últimos tempos, mas já teve anos mais gloriosos no país.
Land Rover
A Land Rover é uma marca com uma vastidão de modelos e de preços aqui no Brasil. Prova disso é que o Discovery Sport S de R$ 375.950 é seu carro mais barato. Contudo, o mais caro, o Range Rover SV, não sai por menos de R$ 1.734.950. Ou seja, 4,6 vezes o valor de um Discovery Sport de entrada.
Lexus
Apagada no mercado brasileiro, a Lexus tem no SUV compacto híbrido UX o seu modelo mais barato. Na versão Dynamic de R$ 270.990, o modelo concorre com BMW X1, Volvo XC40, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA, mas com a vantagem de ser híbrido.
Mercedes-Benz
Tecnicamente o carro mais barato da Mercedes-Benz no Brasil é a Sprinter. Mas como essa lista não considera veículos comerciais, o jeito mais barato de ter a estrela no capô é através do CLA 250 de R$ 344.900.
Mini
Os carros da Mini podem até ser pequenos, mas não são mini no preço. O modelo mais barato da marca é o hatch Cooper na versão S Exclusive de R$ 243.990. Houve um tempo que a marca oferecia versões não esportivas no modelo por aqui, mas elas fracassaram nas vendas.
Mitsubishi
Único carro da Mitsubishi por menos de R$ 200 mil, o Eclipse Cross GLS de R$ 195.990 é o carro mais barato da marca. Coincidentemente, também é o único com tração dianteira e não derivado da L200. Afinal, além dele, a marca só tem a caminhonete L200 Triton e seu irmão SUV, o Pajero Sport.
Nissan
Hoje não existe sequer um Nissan por menos de R$ 100 mil e o carro mais barato da marca no Brasil não é produzido localmente. Trata-se do Versa Sense CVT de R$ 100.190, a versão de entrada do sedã compacto que é produzido no México.
Peugeot
Por R$ 88.690, o Peugeot 208 Like é o carro mais barato da marca do leão no Brasil. Ele compartilha com o Citroën C3 o mesmo motor 1.0 Firefly três cilindros aspirado de origem Fiat.
Porsche
Por R$ 439 mil, o Macan de entrada sem nome é o jeito mais barato de entrar no mundo da Porsche. O motor 2.0 quatro cilindros turbo é o mesmo que o Volkswagen Golf GTI usava e que está no Jetta GLI, mas com acerto de potência mais forte.
RAM
Enquanto a Dakota / 291 / 1200 não chega, a RAM Classic Laramie é o jeito mais barato de entrar no mundo das caminhonetes do carneiro. Ela sai por R$ 349.990, R$ 10 mil a menos que a Night Edition recentemente testada aqui no Auto+.
Renault
O carro mais barato do Brasil pertence à Renault. Por R$ 68.190, o Kwid Zen traz motor 1.0 aspirado, lista de itens de série enxuta e aposta no visual robusto para se vender como SUV dos compactos (mesmo ele sendo só um hatch subcompacto).
Subaru
Praticamente esquecida no Brasil, a Subaru tem apenas dois carros em sua linha. O mais caro é o Forester de R$ 253.900 e o mais barato é o XV de R$ 209.900.
Suzuki
Assim como a Subaru, a Suzuki sofre pela falta de carros. Mas na Suzuki a situação é ainda pior, visto que só há o Jimny Sierra, sendo vendido em quatro versões com preços entre R$ 160.990 e R$ 185.990.
Toyota
Com apenas dois modelos abaixo de R$ 100 mil, a Toyota tem no Yaris XL Live de R$ 94.690 seu carro mais barato. Vale lembrar que o modelo já traz câmbio automático de série em todas as versões.
Volkswagen
Recentemente, a Volkswagen aumentou o preço do Polo Track fazendo com que não exista mais nenhum modelo da marca alemã por menos de R$ 80 mil. Depois de seu último aumento, passou a custar R$ 80.580
Volvo
Assim como a CAOA Chery, o carro mais barato da Volvo no Brasil é um elétrico. Trata-se do XC40 na versão Recharge Plus de apenas um motor que sai por R$ 329.950.
>>Mas já? Volkswagen Polo Track encarece e passa dos R$ 80 mil
>>Cinco carros que farão 20 anos em 2023
>>Carros da Ford voltarão sozinhos para a concessionária se não forem pagos