Comprar um carro 0km no estado de São Paulo ficará mais caro novamente. A partir de 1º de abril, a alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) vai subir. Isso fará com que os preços de todos os carros novos subam mais uma vez. Em compensação, modelos usados terão redução de imposto.
A alíquota hoje fixada em 13,3% subirá para 14,5% – o restante do Brasil paga 12% de imposto. Isso fará com que a discrepância entre o preço de um carro 0km no estado de São Paulo e nas demais regiões do Brasil fique ainda maior. Exemplo do Hyundai HB20 Sense 1.0 que custa R$ 56.890 em outros estados contra R$ 57.890 em São Paulo.
Como o aumento é proporcional, quanto mais caro o carro 0km, pior a diferença de preço por estado. Um modelo como o Jeep Compass S diesel sai por R$ 227.990 em qualquer estado, menos São Paulo onde ele custa R$ 231.946.
A nova alíquota aumentará ainda mais essa diferença. Por exemplo: um carro que custa R$ 50.000 na tabela, terá na composição de seu valor R$ 7.100 de ICMS em São Paulo a partir de Abril. Antes o valor extra era de R$ 6.650, enquanto em outros estados o custo é de R$ 6.300.
Em compensação, o governo reduzirá o ICMS incidente em carros usados. A alíquota que escalou de 1,8% para 5,3%, encontrará um novo patamar intermediário. A partir de 1º de abril, o ICMS para essa categoria de veículos será de 3,9%. Ainda assim, o preço dos carros usados não deve baixar tanto.
Isso se deve ao fato de que a venda de carros 0km desacelerou e o estoque nas revendas tem se tornado cada vez mais reduzido.
>>JAC T40: ótimo custo benefício, mas derrapa em bobeiras – Avaliação
>>Sandero GT Line: como anda o hatch 1.0 mais caro do Brasil? – Avaliação
>>Renault Logan 1.6: old-school surpreendentemente divertido | Avaliação