Em junho deste ano, a CAOA Chery promoveu o início da sua eletrificação completa. Começou a vender variantes eletrificadas de cada um dos seus carros e ainda trouxe o elétrico iCar. Modelos como o Arrizo 6 passaram a vir da China, enquanto Tiggo 5X e Tiggo 7 eram vendidos com motor a combustão e o sistema híbrido-leve de 48V.
Agora, de acordo com informações da revista Autoesporte, as concessionárias da CAOA Chery não recebem há alguns meses unidades novas do Tiggo 5X com motor 1.5 Turbo de 150 cv e 21,4 kgfm. As unidades que ainda existem são remanescentes de estoques mais antigos. As concessionárias ouvidas pela revista ainda dão conta que não há previsão da chegada de novas unidades com essa mecânica.
Em novembro, por exemplo, as 1.177 unidades vendidas do Tiggo 5X, 168 unidades eram com motor de 150 cv e as 1.009 unidades já eram do modelo eletrificado. Contatada, a sino-brasileira confirmou, em contrapartida, para a revista, que a versão sem eletrificação do Tiggo 5X segue em produção em Anápolis (GO).
A versão eletrificada une o motor 1.5 Turbo Flex desenvolve 150 cv e 21,4 kgfm de torque junto de um gerador/motor BSG (Belt Starter Generator). O sistema híbrido funciona recuperando a energia cinética gerada nas frenagens. O motor elétrico entrega 10 cv e 4,1 kgfm de torque, ou seja, ele passa a ser vendido com motor de 160 cv e 25,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático CVT, que simula 9 marchas.
A tecnologia híbrida-leve 48V conta também com sistema Start&Stop que desliga o motor em paradas como semáforos e dá partida automaticamente quando acionado o acelerador. Esse sistema também auxilia na redução do consumo e na emissão de poluentes, além de minimizar ruídos ociosos enquanto o veículo está parado. A diferença entre eles é mínima, de R$ 5.000. O motor sem eletrificação custa R$ 164.990 e o conjunto híbrido-leve sai por R$ 169.990.
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