Desde que a CAOA assumiu as operações da Chery no Brasil, ela havia prometido que colocaria a marcha chinesa entre as dez mais vendidas do Brasil. Esse objetivo foi cumprido há tempos, mas agora ela quer galgar pelo menos 5% do mercado com o lançamento de novos modelos. Em outubro, a escalada começou e a CAOA Chery quase atropelou a Nissan.
Enquanto a Nissan está em um momento de reestruturação e diminuição da sua linha de modelos, por conta da aposentadoria do V-Drive, a CAOA Chery está expandindo. Recentemente a marca lançou o Arrizo 6 Pro e pretende lançar versões Pro do Tiggo 5X, Tiggo 8 e renovar o Tiggo 7.
Com isso, a CAOA Chery conseguiu 4.526 carros vendidos em outubro. Já a Nissan ficou com 4.527 modelos emplacados, segundo dados da Fenabrave. Ambas tem 3% de participação. Quando consideramos apenas automóveis de passeio, a chinesa está à frente da japonesa, já que a Chery não possui modelos comerciais. A Nissan, por sua vez, tem a picape Frontier.
Fiat líder
Com quase 20% de participação no mercado, a Fiat segue como líder absoluta no ranking geral. Ela também é a marca mais vendida no segmento de comerciais leves: por conta das irmãs Strada e Toro, além de um reforço de Fiorino, Doblò e Ducato, a marca italiana tem 44,2% do segmento. Já entre os automóveis de passeio, fica atrás da Volkswagen.
A segunda colocada Volkswagen detém 17,3% do mercado e está confortavelmente à frente da Chevrolet, com 12,7% de participação. Hyundai e Jeep disputam carro a carro a quarta colocação. Já as posições seguintes são mais espaçadas, com destaque negativo para a Renault que vem perdendo posições constantemente.
Fabricantes mais vendidas de outubro
- Fiat – 29.397 unidades
- Volkswagen – 25.999 unidades
- Chevrolet – 19.091 unidades
- Hyundai – 13.463 unidades
- Jeep – 13.232 unidades
- Toyota – 12.679 unidades
- Renault – 7.537 unidades
- Honda – 6.588 unidades
- Nissan – 4.527 unidades
- CAOA Chery – 4.526 unidades
>>Fiat Argo é carro mais vendido do Brasil: Stellantis lidera em 5 categorias
>>Novo Chery QQ começa a ser vendido por R$26 mil. CAOA deve trazer?