Com o objetivo de apresentar seus planos de expansão em território brasileiro, os executivos da BYD se reuniram com o atual Presidente da República em Brasília no último dia 24. Além de explicar como vai funcionar a planta da marca na Bahia, Tyler Li, presidente da empresa chinesa no Brasil, emprestou para Luiz Inácio Lula da Silva o SUV elétrico Tan.
O presidente da fabricante chinesa esteve junto de seu conselheiro especial Alexandre Baldy e a responsável pelo departamento jurídico da marca, Gabriela Masetto, em uma reunião especial na capital brasileira. Por lá, Tyler revelou que a montadora chinesa irá investir R$ 3 bilhões no espaço industrial de Camaçari, na Bahia. Com isso, a BYD criará cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos e a prioridade é a mão de obra local. Vale ressaltar que esta planta será a primeira da fabricante fora da Ásia.
Além de trazer novos empregos e industrializar novamente aquela região, a BYD também criará um centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia. Este espaço promete cuidar da criação de um motor híbrido-flex. A ideia é que todo o complexo industrial baiano produza cerca de 150 mil carros anualmente. Como a construção das instalações começarão nas próximas semanas, haverá também a capacitação e integração entre os funcionários brasileiros e chineses.
Lula e a primeira-dama recebem SUV de R$ 529 mil
Tyler ainda contou que o Brasil é um ponto estratégico para sua empresa. Por aqui, a fabricante possui como meta fortalecer e incentivar ainda mais o setor automotivo de carros mais ecológicos. Tudo isso para promover um consumo mais consciente e também cuidar do meio ambiente.
Para fechar a reunião, os executivos da BYD ainda emprestaram para Lula e sua esposa, Janja da Silva, o SUV Tan. 100% elétrico. Ele pode transportar até 7 pessoas e debaixo do capô, seus dois motores combinados rendem 517 cv e 69,3 kgfm de torque. Sua velocidade máxima é de 180 km/h, tem tração integral permanente, cumpre a aceleração de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e sua autonomia pelo ciclo do Inmetro é de 309 km.
O que você acha dos carros da marca chinesa? Possui um deles na sua garagem? Conte nos comentários
>>Seat não morreu e será rebaixada a Citroën da Volkswagen
>>Antes e depois: Equinox | tudo que mudou no ex-SUV do Cruze