A história da BYD ter acesso a uma fábrica inativa da Ford parece estar caminhando. As tratativas começaram nas últimas semanas, onde a marca chinesa poderia adquirir a unidade, que uma vez produziu modelos como Ka e EcoSport. No entanto, o sindicato dos metalúrgicos de Camaçari concedeu informações adicionais sobre esses trâmites.
Com informações apuradas pelo Automotive Business, a BYD poderá sim ter acesso a unidade sem ter que pagar nenhum centavo para a Ford. De acordo com o presidente do sindicato dos metalúrgicos de Camaçari, Julio Bonfim, a Ford não é dona do terreno da fábrica, que é de propriedade do governo da Bahia.
“A Ford terá de entregar a fábrica porque o terreno e a estrutura pertencem ao governo da Bahia, uma vez que, pelo contrato de concessão firmado na época, a montadora se mantém proprietária dos ativos apenas se seguir com atividade produtiva, o que não é o caso. O maquinário ela já retirou do local.”, destacou Bonfim.
A Ford é que poderá cobrar o governo baiano, uma espécie de ressarcimento referente aos investimentos que foram feitos na unidade desde o início da concessão, em 2002. Já para a BYD se instalar na unidade, os chineses terão que fazer um investimento, é claro. Com a fábrica vazia, eles terão que equipar a unidade com o maquinário necessário.
Ainda será necessário um investimento para a chegada de novos fornecedores, essenciais para a produção de carros elétricos e híbridos. A BYD ainda quer que o governo estadual fomente a expansão da linha férrea na Bahia. Para chegar a produzir no nordeste, a BYD vai seguir o padrão de concessão da fábrica e produziria basicamente no mesmo estilo da Ford, com a diferença que ali serão três linhas de produção: caminhões, ônibus e automóveis.
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