Mostrando que as marcas chinesas podem se tornar verdadeiramente globais, BYD vêm crescendo fortemente mês a mês nas vendas. Primeiro ela derrubou o reinado de 28 anos da Volkswagen na China. Agora, está prestes a se tornar a terceira maior marca do mundo, engolindo a Honda.
Segundo um levantamento de dados feito pela TrendForce, a BYD conta com 4,8% de martket share em agosto de 2023 no mundo. Ou seja, a marca chinesa já é dona de uma porcentagem de mercado muito maior do que a de Hyundai (4,3%), Ford (4,2%) e Chevrolet (4%).
À sua frente está apenas a Honda com 4,9%, mas que está prestes a ser ultrapassada pela BYD caso a chinesa mantenha o ritmo aceleradíssimo de crescimento. Hoje a dominação da Toyota ainda é massiva, com 9,8% de participação no mercado global, seguida pela Volkswagen com 6,5%.
O levantamento considera somente as vendas das marcas individualmente, não dos grupos. Isso explica, por exemplo, a ausência total da Stellantis, que não conta com sequer uma marca no top 10. Contudo, como grupo, ela é maior que diversas fabricantes ali presentes. A GM é representada só pela Chevrolet, enquanto a Aliança só tem a Nissan no top 10.
Participação de mercado das marcas mais vendidas do mundo em agosto
1. Toyota – 9,8%
2. Volkswagen – 6,5%
3. Honda – 4,9%
4. BYD – 4,8%
5. Hyundai – 4,3%
6. Ford – 4,2%
7. Chevrolet – 4%
8. Suzuki – 3,9%
9. Kia – 3,5%
10. Nissan – 3,3%
Você acha que a BYD vai ultrapassar a Honda ainda em 2023 ou a marca japonesa se manterá sólida na terceira posição? Conte nos comentários.
>>BYD Dolphin ganha novas versões para incomodar de vez