A BYD foi a marca que mais cresceu em vendas no Brasil quando comparado os anos de 2023 e 2024. Mesmo envolvida em uma terrível polêmica relacionada a trabalhadores em situação análoga à escravidão em sua fábrica em Camaçarí, Bahia, a marca chinesa colhe resultados positivos no ano que se foi.
Carros da BYD que venderam mais em 2024
Em 2023, a BYD fechou o ano com 17.937 unidades vendidas. Praticamente o mesmo volume que o Song Plus fez sozinho em 2024, onde teve 17.910 unidades comercializadas em todo o Brasil. O resultado estratosférico, que elevou as vendas da marca em 328,23%, se deu por conta da abertura de novas concessionárias e investimento pesado em marketing.
Dentre todos os modelos comercializados pela BYD no Brasil, o maior vencedor é o Seal. O sedan elétrico focado em performance teve crescimento de 238,65% nas vendas. Ele saiu de 1.040 unidades emplacadas em 2023, para 3.522 unidades em 2024, segundo dados fornecidos pela Fenabrave.
Quem também disparou foi o Dolphin, com crescimento de 123,35% nas vendas. Ele teve 6.806 unidades vendidas em 2023, enquanto o ano que acabou de virar emplacou 15.201 unidades do hatch compacto elétrico. Seu irmão Dolphin Mini estreou em 2024 já com o título de BYD mais vendido do Brasil, acumulando 21.946 unidades.
O Song Plus foi o segundo carro mais vendido da BYD no Brasil, tendo 17.910 unidades vendidas em 2024 contra 7.669 unidades em 2023. O aumento nas vendas foi de 133,54%. Vale ressaltar que erroneamente a Fenabrave soma as vendas do Song Plus com o Song Pro, que são carros diferentes, mas os dados são apenas do modelo mais caro.
Por falar em Song Pro, ele fez uma boa estreia em 2024, tendo 9.671 unidades vendidas no Brasil. Dos estreantes do ano passado, ele perde só para o Dolphin Mini. Temos ainda Yuan Pro com 213 unidades vendidas, King com 4.935 unidades e Shark com 313 unidades. Para fechar, o Yuan Plus não foi atrapalhado pelo irmão mais novo, crescendo 63,44% nas vendas.
Os carros da BYD que caíram em 2024
Mas há também quem tenha perdido espaço no mercado em 2024 dentro da BYD. Especificamente falando, os carros mais caros da marca não apresentaram bom desempenho, perdendo vendas. O Tan, mesmo renovado, caiu 12,9% nos emplacamentos. Ele foi de 217 unidades em 2023 para 189 unidades em 2024.
Mas a pior situação é do Han. Ele já vendia pouco, tendo apenas 78 unidades emplacadas em 2023. Já em 2024 foram 40 carros, representando queda de 48,72%. Ou seja, se cada concessionária da BYD tivesse pelo menos um Han em estoque, nem todas conseguiram vender uma mísera unidade do sedan em 2024.
Você teria um carro da BYD? Qual seu favorito? Conte nos comentários.