Enquanto o mercado brasileiro é dominado por SUVs e hatches compactos, na Argentina o jogo é outro. Prova disso é que as picapes tem posições altas no raking de vendas e modelos que normalmente não vendem tão bem por aqui, brilham por lá. Exemplo disso é Fiat Cronos, Peugeot 208 e até Toyota Etios no top 10.
A maior ironia do destino está justamente no hatch compacto da Toyota. Ele é produzido no Brasil, mas não é vendido em nosso país. Isso se da porque as vendas aqui ficaram fracas demais para justificar sua manutenção nas revendas brasileiras. Em contrapartida, ele vende bem lá fora.
Prova disso é que ele está em sétimo lugar, vendendo mais que o Yaris – feito que aqui ele nunca conseguiu. Já o Fiat Cronos, que vem obtendo bons números no Brasil finalmente, se consagra como o carro mais vendido da Argentina por mais um mês seguido. Na sua cola está a Toyota Hilux, que já foi a campeã de vendas por lá.
Ela não é a única picape média no top 10. Além da Hilux, a lista traz Ford Ranger em quarto lugar, Volkswagen Amarok em sexto e Nissan Frontier em décimo. Na ala dos comerciais, o Renault Kangoo em nono lugar mostra a força da renovação do furgão – não faz muito tempo que ele recebeu uma nova geração baseada no Dacia Dokker.
Peugeot 208 está avançando tanto aqui, quanto na Argentina. Em quinto lugar, ele teve crescimento de mais de 50% nas vendas quando comparado ao ano passado. Será a força da Stellantis também está aparecendo por lá? Os dados foram fornecidos pela Acara.
Carros mais vendidos da Argentina em julho
- Fiat Cronos – 3.589 unidades
- Toyota Hilux – 2.230 unidades
- Volkswagen Gol – 1.552 unidades
- Ford Ranger – 1.379 unidades
- Peugeot 208 – 1.326 unidades
- Volkswagen Amarok – 1.289 unidades
- Toyota Etios – 1.251 unidades
- Toyota Yaris – 1.028 unidades
- Renault Kangoo – 808 unidades
- Nissan Frontier – 693 unidades
>>Nissan Frontier XE é old-school, com forte custo-benefício – Avaliação
>>Chevrolet Onix Plus despenca em junho e Fiat Cronos assume categoria
>>Peugeot 208 se aproxima de tirar liderança do VW Golf na Europa