Enquanto alguns carros só lamentam pelo ano de 2022 e entraram para a lista dos fracassados, cinco modelos têm só a comemorar. Peugeot 208, Chevrolet Tracker, Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos e Volkswagen Taos tiveram crescimento forte nas vendas no ano que se passou e finalmente tiveram sua chance no mercado.
De todos, o Peugeot 208 foi o mais beneficiado. Suas vendas cresceram 81,21%, segundo levantamento feito pelo Auto+ com base em dados da Fenabrave. Foram 16.342 unidades emplacadas em 2021 contra 29.614 unidades em 2022. Tudo por conta da forte estratégia da Stellantis em vendas e da chegada das versões 1.0 – com destaque para a Style.
Dentro da casa, a Stellantis ainda pode comemorar o feito conseguido pelo Cronos, que cresceu 49,46% nas vendas. Não dá para dizer que o segundo bigode na grade foi uma reestilização, mas a tão desejada chegada do câmbio CVT, motor 1.0 e a aposentadoria do Siena levaram ele de 27.887 unidades em 2021 para 41.680 em 2022.
Dois grupos, três carros
Se a Stellantis comemora com duas marcas, a GM celebra com a Chevrolet – afinal, só há uma marca do grupo aqui no Brasil. Onix Plus e Tracker cresceram muito nas vendas em 2022, tanto que o SUV se tornou o mais vendido da categoria, enquanto o sedã segurou seu título.
O Onix Plus cresceu 37,54% nas vendas, saindo de 54.707 emplacamentos em 2021 para 75.243 em 2022. Já o Tracker teve um salto de 39,53%, chegando a 70.806 unidades em 2022 contra 54.747 vendas no ano anterior.
Por fim, o Volkswagen Taos finalmente começou a vender mais, mas não o suficiente para chegar perto de incomodar o Toyota Corolla Cross, muito menos o Jeep Compass. Foram vendidos 11.737 Taos em 2022, um salto de 51,5% quando comparado os 7.747 emplacamentos no Brasil em 2021.
Menção honrosa
Citroën C3 e Honda HR-V merecem estar nessa lista também, mesmo que números de 2022 não sejam comparáveis com 2021, afinal, ambos estavam fora de linha no ano anterior. O hatch compacto da Stellantis marcou 10.834 unidades em 2022 e não tinha um resultado tão bom desde a primeira geração.
Já o Honda fechou o ano longe de ser um dos 10 SUVs mais vendidos do Brasil, mas não fez feio. Ao todo, ele conseguiu 15.404 unidades emplacadas, mesmo com as versões turbo só chegando perto do final do ano.
>>Os carros que fracassaram em 2022