Tal qual acontece com os sedãs, as caminhonetes ou picapes com transmissão manual são raridade hoje no mercado. A exceção de Fiat Strada e Renault Oroch (além da VW Saveiro que não tem versão automática) que possuem mais versões manuais do que automáticas, o restante do segmento já impera a falta do pedal de embreagem. Por isso, reunimos aqui as 5 caminhonetes mais baratas do Brasil.
Para deixar a disputa mais justa, somente a versão mais barata de cada modelo pode entrar no ranking.
-
Fiat Strada Volcano CVT – R$ 122.790
Entre todos os modelos da lista, a Fiat Strada é a mais barata. Todas as versões da Strada, exceto a Endurance, contam com motor 1.3 Firefly flex quatro cilindros aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm de torque. A versão Volcano CVT é a mais barata com sem pedal de embreagem e única caminhonete compacta automática à venda no Brasil
-
Fiat Toro Endurance – R$ 142.000
Se a Strada é pequena demais para você, a Fiat Toro Endurance é a próxima alternativa entre as caminhonetes automáticas mais baratas do Brasil. Outro título que a italiana também tem é de picape turbo mais barata do Brasil. Traz motor 1.3 T270 quatro cilindros turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm de torque.
-
Renault Oroch Outsider – R$ 145.700
Única caminhonete turbo com câmbio CVT à venda no Brasil, a Renault Oroch combina motor 1.3 flex quatro cilindros turbo de 170 cv e 27,5 kgfm de torque a uma transmissão continuamente variável. A Renault oferece somente a versão topo de linha sem pedal de embreagem e com motor turbo, ao contrário da rival Fiat Toro que só é vendida com câmbio automático.
-
Ford Ranger XLS AT – R$ 223.890
Se é preciso porte de caminhonete média, a opção automática mais barata do Brasil é a Ford Ranger XLS cabine dupla. Ironicamente, ela é a mais barata da linha, pois a versão simplona XL Cabine Simples tem tração 4×4 e custa R$ 225.690 (mas não é automática). A Ranger de entrada usa motor 2.2 quatro cilindros turbo diesel de 160 cv e 39,3 kgfm.
-
Ford Maverick Lariat – R$ 236.890
Caminhonete monobloco mais cara do Brasil e única movida a gasolina acima de R$ 200 mil, a Ford Maverick encerra essa lista. Ela conta com motor 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina de 235 cv e 38,7 kgfm de torque. A transmissão é automática de oito marchas, a única do segmento assim, além de só ela ter manopla de câmbio rotativa.
>>Ford apresenta nova F-250 2023 com motor Godzilla V8
>>Oroch turbo 2023 é uma sopa de Renault contra Strada e Toro | Avaliação
>>Strada Volcano CVT: picape automática mais barata do Brasil | Avaliação