O ranking das marcas mais vendidas do mundo foi postado pela página Car Industry Analysis no Instagram. E por mais que 2023 já esteja caminhando para o final, o ranking leva em consideração as vendas feitas em 2022. A parte positiva deste ranking é que as marcas foram publicadas individualmente, e não o total de seus grupos.
Se a líder do ranking não surpreende, as posições das marcas chinesas chamam a atenção. Nenhuma delas está no top 10, mas a mais próxima é a BYD, sendo a 12ª colocada, ficando à frente de várias marcas tradicionais, como Audi, Renault, Jeep e Fiat.
Como comparação, a BYD havia ficado em 28° lugar em 2021, dando um salto impressionante em apenas um ano. Dito isso, confira a seguir quais foram as 10 marcas mais vendidas em 2022.
Marcas mais vendidas do mundo: 10- BMW: 2.089.302 unidades
A BMW abre a lista ficando na última posição do top 10. Uma curiosidade que acontece com a montadora, e com quase todas as demais da lista, é que não houve nenhuma variação de posição em relação a 2021. A parte positiva para a alemã é ter conseguido ficar à frente de suas duas grandes rivais, a Mercedes-Benz, 11ª colocada, e Audi, 13ª.
9- Suzuki: 2.555.853 unidades
A Suzuki também manteve a sua posição, conseguindo ser uma das marcas mais vendidas do mundo em 2022. Por mais que esteja em baixa no Brasil, a montadora compete em diversos mercados emergentes, como a Índia, o que sempre ajuda a aumentar os números de vendas.
8- Chevrolet: 2.736.714 unidades
Marca de volume da General Motors, a Chevrolet continua sendo a oitava marca mais vendida no planeta. Ela também não é a primeira montadora americana na lista, já que a Ford está algumas posições acima.
7- Kia: 2.776.578 unidades
Assim como acontece com a Suzuki, a Kia pode até não viver um bom momento no Brasil, mas as fortes vendas em mercados maiores impulsionam a montadora, resultando em uma boa posição no ranking global de vendas.
6- Nissan: 2.884.791 unidades
Outra marca japonesa na lista, a Nissan conseguiu um número bem superior ao da Renault, sua companheira de aliança. Enquanto a francesa ficou apenas na 16ª colocação, a marca japonesa ocupou o sexto lugar, vendendo mais que o dobro de unidades.
5- Ford: 3.020.655 unidades
A Ford é a única marca do top 10 que conseguiu subir no ranking das marcas mais vendidas. Se em 2021 ela foi a sexta colocada, em 2022 a montadora ganhou uma posição, trocando com a Nissan.
4- Hyundai: 3.477.681 unidades
A Hyundai quase chegou no pódio das marcas mais vendidas, mas teve que se contentar com o quarto lugar. É o segundo ano consecutivo que a empresa fica nessa posição, mostrando que o quanto a montadora coreana cresceu nos últimos anos.
3- Honda: 3.691.563 unidades
A Honda também ficou no mesmo lugar que em 2021, e vê a Hyundai se aproximando cada vez mais. Entretanto, a marca japonesa passa por um momento de renovação, o que pode ajudar a melhorar as vendas em 2023.
2- Volkswagen: 4.530.767 unidades
O segundo lugar ficou com a Volkswagen, que já chegou a ser a líder do ranking durante alguns anos. E os alemães não estão nada contentes em seguir nesta posição, sendo que o principal objetivo da empresa é voltar a ser a marca mais vendida do planeta.
1- Toyota: 8.545.214 unidades
A Toyota segue imbatível no ranking de marcas mais vendidas. Além da liderança, chama a atenção o quanto ela vendeu mais que a Volkswagen. É mais do que a soma das vendas dos alemães com as unidades da Honda. Portanto, para a VW voltar à liderança, será preciso ampliar, e muito, as suas vendas.
O que achou do ranking das marcas mais vendidas? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> BYD Seal é lançado com preço extremamente atrativo no Brasil
>> Recall da Harley-Davidson convoca motos por problema no amortecedor
>> Edição especial da Ram 1500 TRX marca despedida da picape