Vendas e Preços

Vendas de carros eletrificados bate recorde no Brasil

Em novembro, as vendas dos carros híbridos e elétricos atingiu o seu patamar mais alto da história, e número já deve ser superado em dezembro

carros
BYD Dolphin [Auto+ / João Brigato]

Novembro foi um mês histórico para os carros elétricos e híbridos no Brasil, com um novo recorde de vendas, de acordo com os dados compilados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Foram emplacados 10.601 carros elétricos e híbridos, evidenciando um aumento significativo na preferência dos consumidores por modelos movidos a eletricidade.

Entre os destaques desse recorde estão os carros totalmente elétricos, que registraram 3.197 emplacamentos, e os híbridos plug-in (PHEV), com 4.004 unidades vendidas. A tendência é que esse número supere ainda mais as expectativas em dezembro, devido ao movimento de antecipação de compras antes das novas alíquotas do imposto de importação, que entrarão em vigor a partir de janeiro de 2024.

Melhor ano dos carros eletrificados

O ano de 2023 já pode ser considerado um marco para o setor de veículos eletrificados no país, uma vez que todos os meses do ano apresentaram recordes históricos de emplacamentos. A expectativa é que o fechamento do ano supere a previsão inicial da ABVE, que era de 80 mil unidades vendidas, alcançando aproximadamente 90 mil vendas.

GWM Haval H6 HEV [Auto+ / João Brigato]
GWM Haval H6 HEV [Auto+ / João Brigato]

Em comparação com novembro do ano passado, as vendas de veículos eletrificados registraram um crescimento impressionante de 112% no último mês. Desde janeiro de 2012, quando a série histórica da ABVE teve início, até novembro de 2023, o estoque de veículos leves eletrificados em circulação no país chegou a 204.152 unidades.

No acumulado de janeiro a novembro de 2023, foram emplacados 77.648 veículos eletrificados, representando um aumento de 78% em comparação com o mesmo período do ano anterior, que registrou 43.658 emplacamentos.

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Esses números refletem uma participação significativa dos veículos eletrificados no mercado automotivo brasileiro. Em novembro, eles representaram 5,2% do total de emplacamentos, que alcançou a marca de 201.649 veículos no mês, de acordo com a Fenabrave. Esse valor é um novo recorde para o segmento, visto que em novembro de 2022 a participação dos veículos eletrificados era de apenas 2,6%.

Acredita que a eletrificação veio para ficar no Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.


>> Mitsubishi terá SUV clone da nova geração do Renault Scénic

>> Peugeot derruba o preço do e-2008 em R$ 40 mil

>> Governo inaugura rua capaz de carregar carros elétricos