![Honda Civic e:HEV [divulgação] Honda Civic e:HEV [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Honda-Civic-Hibrido-2_edited-990x556.jpg)
A morte dos sedãs é algo que muitos já apontaram como inevitável, influenciado pelo mercado. Com os consumidores ansiosos por SUVs e crossovers, os modelos de três volumes tradicionais, como o Chevrolet Impala, Ford Focus e Fusion e Mazda6, por exemplo, foram todos descontinuados em alguns mercados.
Porém, de acordo com o Centro de Pesquisas e Dados Automotivos da Automotive News, o sedã pode estar pronto para uma volta por cima. Desde 2002, crossovers, picapes e SUVs vêm superando as vendas de automóveis (sedãs, cupês, conversíveis, hatches e esportivos) nos Estados Unidos.
No entanto, no primeiro trimestre de 2023, as vendas dos automóveis voltaram a aumentar, alcançando uma parcela de 21,4%, em comparação com o mínimo de 19,6% registrado em 2021.
Sedãs esportivos e carros elétricos
Um deles está relacionado à sensação de sedãs serem vistos como modelos mais descolados. Depois de duas décadas de domínio de crossovers e SUVs, os jovens compradores à procura do primeiro carro não querem ser vistos dirigindo a mesma coisa que seus pais tinham.
Além disso, os automóveis tradicionais fazem mais sentido em face da revolução de veículos elétricos. Os sedãs são mais aerodinâmicos e terão uma autonomia maior do que seus SUVs equivalentes.
SUVs mais caros
Outra razão pela qual os sedãs podem estar ganhando um pouco mais de atenção é graças ao preço elevado dos novos carros. Diversos fatores contribuíram para os preços inflacionados, incluindo a escassez global de chips. Mas, com os populares crossovers subindo de preço, muitos estão dando outra olhada nas alternativas de quatro portas.
>> Honda Civic híbrido, mas pode chamar de Accordzinho | Avaliação
>> Toyota confessa que trapaceou em teste de colisão do Yaris
>> Chevrolet pode estar desenvolvendo um Corvette elétrico e sedã