E com menos de um ano de carreira no Brasil, o Nissan V-Drive se despede do mercado. Ainda que o modelo não passasse da geração antiga do Versa com outro nome, a marca japonesa havia decidido mudar o batismo para que ele pudesse conviver com a nova geração. Mas as luzes foram apagadas e o velho Versa sai de linha.
Em comunicado oficial: “a Nissan decidiu encerrar a fabricação do Versa V-Drive em seu Complexo Industrial de Resende. A decisão faz parte do ciclo natural de vida do produto, que teve muito sucesso no mercado brasileiro. Com isso, a unidade do Sul Fluminense poderá aumentar a sua capacidade de produção do Novo Nissan Kicks, produto mais vendido pela marca no Brasil”.
Com isso, o complexo de Resende, Rio de Janeiro, passa a produzir somente o Kicks. A decisão se deu por conta das vendas baixas do V-Drive e pela demanda aquecida pelo SUV compacto, especialmente pós reestilização. A fábrica, vale lembrar, também já deu vida ao March e ao V-Drive quando ainda se chamava Versa.
A expectativa é que a fábrica de Resende produza o SUV subcompacto Magnite em 2022. Contudo, planos da Aliança Renault Nissan preveem unificação entre as linhas de montagens das montadoras, deixando uma das plantas brasileiras para a fabricação de SUVs e outra para hatches compactos e sedãs. Isso pode mudar o destino de Resende a longo prazo.
Era o Nissan mais barato do Brasil
Voltando ao caso do V-Drive, ele se despede como o Nissan mais barato do Brasil e único com motor 1.0 três cilindros aspirado. Ele era vendido nas versões 1.0 de R$ 64.490, 1.6 de R4 68.490, 1.6 Special Edition CVT de R$ 75.120, 1.6 Plus CVT de R$ 80.390 e 1.6 Premium CVT de R$ 85.590.
A versão 1.0 era a mais fraca, com 77 cv e 10 kgfm de torque pareada a uma transmissão manual de cinco marchas. Já os modelos 1.6 tinham a disposição 111 cv e 15,1 kgfm de torque, podendo receber câmbio manual ou CVT.
Com a baixa, o Nissan mais barato do Brasil passa a ser o Versa Sense manual de R$ 85.990 importado do México. Já o nacional mais barato é Kicks Sense manual de R$ 98.190.>>Nissan Versa Sense Manual: mais legal e racional que deveria | Avaliação
>>Kicks Exclusive é, entre os SUVs, quase imbatível | Avaliação
>>Versa Exclusive: de carro de Uber à referência – Avaliação