Você sabia que existe mais de um tipo de manutenção periódica? O CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) elaborou um pequeno guia com dicas e informações a respeito das manutenções. Confira essa e outras dicas a seguir.
- Manutenção preventiva
A manutenção preventiva em veículos é determinada em seu plano de manutenção pelo manual do proprietário. Intervenções serão realizadas no veículo envolvendo a troca de componentes, de fluidos e óleos em geral, ajustes, inspeções e verificações. O objetivo é evitar que falhas ocorram, aumentando a vida útil dos componentes de diversos sistemas do automóvel, além de reduzir os custos operacionais.
O plano de manutenção é um roteiro de revisões determinado pelo fabricante do veículo de acordo com intervalos de tempos ou distância percorrida.
- Manutenção preditiva
Muitos confundem manutenção preventiva (programada) com a preditiva. Quando se trata de manutenção preditiva, estamos nos referindo à necessidade de substituição de peças acusada por meio de sensores ou de uma análise prévia do componente. Essa análise pode ser feita visualmente ou por medições, determinando ou não a substituição do componente.
- Manutenção corretiva
Ocorre quando um componente apresenta falha e necessita ser substituído, não havendo um prazo determinado para que a falha ocorra – quando ela ocorre, a peça será substituída. Esse tipo de manutenção gera um custo muito maior para o reparo em função dos danos se estenderem para outros componentes. A recomendação geral é que o plano de manutenção seja realizado dentro dos intervalos estabelecidos pelas montadoras, que podem ser em prazos de tempo ou quilometragem.
Veja mais:
>> Cesvi dá dicas sobre limite de velocidade