No segmento de marcas de luxo, é bastante corriqueiro que quando uma marca inaugura um segmento, rapidamente outras vão atrás e fazem o mesmo. Isso acontece com muita frequência, especialmente entre Mercedes-Benz, BMW e Audi. Mas se a marca da estrela tem vans e veículos comerciais, por que as rivais não?
Respondendo a essa pergunta, o Brazil Automotive (@brazilautomotive) trouxe projeções de vans feitas por marcas de luxo. Com porte de vans como Mercedes-Benz Vito, Citroën Jumpy e Peugeot Expert, as rivais de BMW, Audi, Jaguar, DS, Cadillac e Alfa Romeo são impensáveis para os dias de hoje, mas não custa sonhar.
BMW Série Van
Será que a nova e polêmica dianteira dos carros da BMW com grade frontal gigantesca casaria melhor em uma van? A Série Van da BMW que ilustra a primeira imagem dessa matéria propõe uma alternativa ao Mercedes-Benz Vito com a pegada mais esportiva da BMW.
Audi AVan
Onde BMW e Mercedes-Benz vão, a Audi também estará lá, por isso não seria estranho ver vans das três marcas. Aqui o caminho seria mais fácil do que na maioria das rivais, afinal, a Audi tem a Volkswagen no mesmo grupo que ela, o que facilitaria a criação de uma van da marca tomando como base a van que é neta da Kombi.
Volvo XV60
Provavelmente essa seria a van mais segura do mundo, caso seguisse o mesmo cuidado e norte que tem a Volvo com seus carros. Afinal, a marca sueca quer que ninguém morra em acidentes envolvendo seus carros nos próximos anos, o que poderia ser estendido à van XV60, se ela existisse.
Cadillac VT6
Uma van com sistema de condução autônoma Supercruiser poderia ser uma ótima pedida para as longas e retas estradas norte-americanas, caso a Cadillac quisesse entrar no segmento. Atualmente apenas Chevrolet e GMC possuem vans dentro da General Motors, mas ambas têm mais de 20 anos no mercado com o mesmo visual.
DS V
Tal qual a van da Audi que teria facilidade em acontecer por conta da presença no grupo Volkswagen, a van da DS tem chances ainda maiores. Dentro do grupo PSA, Peugeot, Citroën e Opel contam com vans comerciais. Para produzir um modelo de luxo que brigaria com a van da Lexus vendida na China, bastaria um toque de estilo da DS.
Alfa Romeo Alfavan
Antecipando-se ao grupo Stellantis, a Alfavan compartilharia com a DS V a mesma base e conjunto mecânico. Contudo, como a Alfa Romeo está de olho na eletrificação, a van teria motorização totalmente elétrica e pegada mais esportiva, como propõe o Brazil Automotive.
Jaguar V-Pace
Última van do grupo, a Jaguar V-Pace se inspira nos SUVs da marca britânica para compor seu elegante visual. Poderia ter motorização totalmente elétrica como o I-Pace ou usar os motores Ingenium da Land Rover. Mas o que seria interessante de verdade seria uma van assinada pela divisão SVR.
>>Novos BMW M3 e M4 são rápidos, potentes e polêmicos
>>Peugeot vai atrás de Mercedes C43 AMG e Audi S4 com novo 508 PSE
>>Avaliação: Volvo S60 T8 R-Design é canivete sueco melhor que os rivais