Com a virada totalmente elétrica esperada para a Europa em 2030 e outros países logo em seguida, a Uber quer soluções para seus motoristas. Hoje em dia, comprar um carro elétrico é muito mais caro que um modelo a combustão, assim como alugar. Por isso, diversos motoristas ainda não fazem uso desse tipo de modelo.
Mas a Uber quer desenvolver carros elétricos de baixo custo junto de algumas montadoras. Ainda sem revelar quais são suas parceiras e marcas escolhidas, a Uber planeja modelos elétricos de baixo custo e com capacidade de velocidade reduzida para uso estritamente urbano.
Em entrevista ao Wall Street Journal, Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, afirmou: “acho que as velocidades máximas que muitos carros têm, por exemplo, não são necessárias para a condução na cidade ligada às viagens compartilhadas. Podemos reduzir as especificações e, se fizer isso, reduzir o custo final”.
Ou seja, ao invés de ter um carro elétrico que roda até 120 km/h, a ideia da Uber é oferecer modelos que não passem de 60 km/h ou até 80 km/h, privilegiando totalmente o uso urbano. Motores elétricos de menor capacidade e menor custo de produção resultariam em carros mais baratos para os motoristas do aplicativo.
Só que o corte de custos da Uber pode ir além. Uma das ideias aventadas pelo executivo é de produzir carros com três rodas. Com uma roda a menos, o tamanho total do carro seria diminuído e o custo de produção também. Só que, a questão seria quanto ao espaço interno e até mesmo a estranheza visual.
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