Uma das grandes questões vinculadas ao fechamento das fábricas da Ford no Brasil era se a Troller entraria para a história ou não. Uma das únicas fabricantes genuinamente verde amarela, a Troller parece ter agora três interessados em manter a produção ativa.
Segundo o jornal O Povo, um grupo de trabalho formado para buscar soluções para a linha de montagem do T4 se reuniu nessa semana com Governo da Ceará, Federação das Indústrias do Ceará, Ministério da Economia e representantes de São Paulo e Bahia que foram afetados com o fechamento das fábricas da Ford.
Na reunião foram levantados três interessados em comprar a fábrica da Troller e assim continuar a produção do parrudo jipe T4 e sua versão automática TX4. A planta da Troiller fica em Novo Horizonte, Ceará, e emprega 470 pessoas direta e indiretamente.
Ainda não foram revelados os interessados na fábrica da Troller e nem o que será feito com a mudança de dono. A marca, como um todo, deixará de existir caso a Ford não realize a venda. O recente aumento de demanda pelos T4 em virtude do fechamento parece ter impulsionado o interesse de outras marcas.
Recentes rumores apontavam para a JAC como uma das interessadas na fábrica da Troller, algo rapidamente desmentido pela marca em comunicado enviado ao Auto+. Em recuperação judicial e com vendas baixas, a JAC não vê justificativa em tamanho investimento para uma demanda não justificável.
Vale lembrar que o atual único modelo produzido pela Troller no Brasil, o T4, usa plataforma, motor, transmissões (manual e automática) da Ford Ranger, todos feitos na Argentina. Além disso, algumas peças internas são compartilhadas com a picape e outros modelos da Ford.
Caso a produção do SUV se mantenha após a venda, o novo dono terá de prover algum tipo de acordo com a Ford para continuar a receber os componentes da Ranger e manter o T4 em linha.
>>Ford EcoSport Storm tem segunda chance fora do Brasil
>>Ford não deixará o Brasil, só não fabricará mais carros aqui
>>Ford Ranger Storm é custo benefício para estrada e terra – Avaliação