A Ford criou um grande caos em 2021 quando anunciou o fim da produção de automóveis em todas as suas unidades fabris. A principal delas, Camaçari (BA), encerrou suas atividades em janeiro, assim como em Taubaté (SP), fábrica de motores. A unidade que fazia o Troller T4, em Horizonte, no Ceará, continuava em linha e com a possibilidade de venda da marca e fábrica para dar continuidade ao legado do T4.
Até que a Ford anunciou o fim da produção, que não venderia o projeto e que estava sendo descontinuado, vendendo apenas seus ativos. O balde de água fria esfriou até os interessados na compra da unidade. Que segue, até hoje, sem destino. Após o encerramento da produção, foi anunciada que a fábrica estaria à venda e que o Governo do Ceará ajudaria a encontrar em novo dono.
De acordo com informações do Diário do Nordeste, a unidade estaria no radar das montadoras como BYD e Toyota. Segundo Maia Júnior, secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, disse: “nós entregamos para a BYD um projeto em janeiro. Eles colocaram claramente que, primeiramente, iriam inaugurar uma rede de distribuição para formar mercado no Brasil”.
A Toyota estaria de olho em abrir um centro de distribuição de peças no estado, que abasteceria o Nordeste com peças dos seus veículos. As conversas poderiam até mesmo evoluir para a compra pelos japoneses para a construção de uma fábrica de automóveis elétricos.
Mas, nesse caso, a história parece boa demais para ser verdade. Visto que a Toyota sequer tem muitas opções de elétricos e dificilmente esse investimento chegaria aqui logo de cara. O governo do Ceará ainda estaria aberto para encontrar um novo proprietário para a unidade.
>>Ford anuncia fim da produção da Troller e do T4 para setembro
>>Troller pode sobreviver e três interessados já se manifestaram à Ford
>>Boato de que JAC estaria interessada na fábrica da Troller é falso