Destaque

Confirmada para o Brasil, Triumph Scrambler 400 X tem o preço revelado

Um dos modelos mais aguardados da Triumph, a Scrambler 400 X tem preços agressivos na Europa e chega em breve ao Brasil

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

A nova Triumph Scrambler 400 X 2024 teve seu preço na Europa revelado pela empresa. O modelo será vendido por 5.595 euros na Europa, enquanto a Speed 400 será comercializada por 4.995 euros no continente. Ambas as motos começarão a chegar às lojas do Velho Continente no início de 2024, mesmo prazo previsto para o início das vendas no Brasil.

No entanto, os valores para o mercado brasileiro ainda não foram anunciados. Em uma conversão direta, a Scrambler 400 X tem um valor equivalente a R$ 30,5 mil, sem considerar outras taxas ou gastos. Já a Speed 400 tem um preço equivalente a R$ 27,2 mil, levando em consideração os preços divulgados na Europa.

A Scrambler 400 X já foi lançada na Índia, onde é produzida em parceria com a Bajaj, e está sendo vendida por 233.000 rúpias, o que equivale a R$ 14,5 mil. No entanto, é importante lembrar que esses são apenas valores de conversão direta e que ainda precisamos aguardar a divulgação dos preços oficiais da Speed 400 e da Scrambler 400 X pela Triumph.

Este novo modelo possui um estilo clássico com um toque off-road e pretende atrair os amantes de aventura. Apesar disso, não se trata de uma moto extremamente radical para o off-road. A Scrambler 400 X vem com um pacote interessante de recursos, incluindo controle de tração, acelerador eletrônico, ABS de dois canais desligável e uma roda dianteira de 19 polegadas. 

Triumph Scrambler 400 X [divulgação]
Triumph Scrambler 400 X [divulgação]

A Scrambler 400 X está equipada com um novo motor monocilíndrico de refrigeração líquida com 4 válvulas. Ele gera uma potência de 40 cv a 8.000 rpm e um torque de 3,82 kgfm a 6.500 rpm, o mesmo desempenho encontrado na Speed 400.

Em relação ao conjunto de suspensão, o modelo possui um braço oscilante de alumínio, suspensão dianteira invertida com 43 mm de diâmetro e acabamento dourado nas bengalas. O curso da suspensão dianteira é de 150 mm. Já na traseira, a moto possui um amortecedor monochoque com reservatório a gás e ajuste de pré-carga, também com 150 mm de curso.

Triumph Speed 400 [divulgação]
Triumph Speed 400 [divulgação]

O sistema de freios é composto por um disco de 320 mm na roda dianteira e um disco de 230 mm na roda traseira. Ambos os eixos possuem sistema ABS. No caso da Scrambler, o dispositivo antitravamento pode ser desligado, por conta do maior apelo off-road. As rodas são de liga-leve, sendo a roda dianteira de 19 polegadas e a roda traseira de 17 polegadas. 

O preço da Scrambler 400 2024 ainda não foi divulgado pela Triumph no Brasil, mas será o segundo modelo mais acessível da marca no país. A empresa afirmou que a linha 400 terá um preço imbatível.

Desenvolvida em parceria com a Bajaj, a Scrambler 400 X será uma opção para aqueles que procuram modelos clássicos da Royal Enfield. A futura nova linha 450 da Royal deve ser a principal concorrente das Triumph 400, mas os novos modelos britânicos também podem atrair clientes das BMW G 310 R e G 310 GS, por exemplo.

É possível imaginar que a linha Triumph 400 será oferecida com preços entre R$ 30 mil e R$ 40 mil. Na Índia, a Speed 400 também deve competir com a inédita Harley-Davidson X440, desenvolvida em parceria com a Hero. No entanto, ainda não há previsão de venda desta moto no Brasil.

>> BMW C 400 X começa a ser fabricada no Brasil

>> Mazda MX-5 Miata recebe novidades e nos deixa babando

>> Skoda Kodiaq é um grande spoiler do futuro do Tiguan Allspace