Destaque

Futuro SUV compacto da Toyota no Brasil é revelado oficialmente

O Toyota Yaris Cross que virá ao Brasil acaba de ser revelado na Indonésia, mas apesar do nome igual, é totalmente diferente do europeu

Toyota Yaris Cross [reprodução]
Toyota Yaris Cross [reprodução]

A Toyota já anunciou oficialmente o lançamento de um novo modelo compacto no Brasil com a tecnologia híbrida flex. Apesar de ainda não ter confirmado, esse novo produto será, finalmente, um SUV compacto. Inclusive, ele acaba de ser revelado pela marca na Indonésia, mas apesar de também se chamar Yaris Cross, ele será completamente diferente do modelo europeu.

Mesmo nome, mas diferente

No mercado Europeu a Toyota já possui um SUV chamado de Yaris Cross. Ele foi bastante especulado para o mercado brasileiro quando a montadora divulgou seu investimento de R$ 1,7 bilhão para produção nacional de um novo compacto híbrido flex.

Entretanto, como esse Yaris Cross tem como base a versão europeia e japonesa do Yaris, provavelmente seu desenvolvimento ficaria muito caro para o nosso mercado. Sendo assim, um SUV compacto de custo menor seria a aposta certeira para o Brasil.

Toyota Yaris Cross [divulgação]
Toyota Yaris Cross Europeu [divulgação]
Aparentemente essa tese está certa, pois a marca acaba de lançar na Indonésia, um Yaris Cross totalmente diferente do modelo europeu, embora traga o mesmo nome. Para começar, sua plataforma não é a TNGA (mesma de Corolla e Corolla Cross).

Na verdade, trata-se de uma versão simplificada, chamada de DNGA (Daihatsu New Global Architecture). Como seu próprio nome diz, ela é produzida pela Daihatsu, marca de baixo custo do grupo Toyota. Isso mostra o desenvolvimento mais simples no modelo. Essa base também é conhecida como TNGA-B.

Toyota Yaris Cross [reprodução]

Porte de SUV brasileiro

O Yaris Cross asiático tem um comprimento de 4,31 m, com entre-eixos de 2,62 m. Já a altura é de 1,61 m, enquanto o vão livre fica em torno de 22 cm. Essas dimensões são bem próximas dos SUVs compactos que já são oferecidos no mercado brasileiro. Isso mostra que mesmo não tendo sido confirmado ainda, o Toyota Yaris Cross deverá ser o modelo lançado em breve no Brasil.

Com exceção da distância entre os eixos (de 2,65 m), o SUV compacto da Toyota é consideravelmente maior que um Volkswagen T-Cross, por exemplo. Ele se assemelha mais a um Hyundai Creta, que tem 4,30 m de comprimento, 2,61 m no entre-eixos e 1,63 m de altura.

Design inspirado nos irmãos

Claramente a marca japonesa se inspirou em modelos mais caros da sua gama quando nós falamos de design. Isso porque a dianteira lembra bastante o Corolla Cross, enquanto a traseira emprega uma lanterna que se parece até mesmo com as usadas nos Lexus (marca de luxo da Toyota). No lançamento indonésio foi apresentada também uma versão GR-S.

Com o visual mais apimentado que já conhecemos, essa configuração traz até mesmo um segundo aerofólio, posicionado na divisa entre a tampa do porta-malas e o vidro traseiro. Porém, é bem provável que inicialmente o Toyota Yaris Cross seja lançado sem essa versão no Brasil, com possibilidade de recebê-la posteriormente.

Toyota Yaris Cross [reprodução]
Já o interior conta com um visual que ainda não conhecemos aqui no portfólio brasileiro de produtos da Toyota. O volante é novo, assim como o painel de instrumentos digital de 7”. A central multimídia tem tela flutuante de 10,1”, enquanto o console central traz um aspecto aparentemente bem refinado para um modelo dessa categoria.

Motorização inédita

O Toyota Yaris Cross acaba de ser lançado na Indonésia com duas opções de motorização. A primeira é basicamente a mesma da Veloz, uma minivan do mercado local. Estamos falando do motor 1.5 aspirado de até 106 cv e 14 kgfm, que pode trazer transmissão manual de 5 marchas ou automática do tipo CVT.

Toyota Yaris Cross [reprodução]
Há também a opção do conjunto híbrido, que engloba um motor 1.5 aspirado de aproximadamente 90 cv e 12,2 kgfm, e também um elétrico que entrega 79 cv e 14,4 kgfm. A potência e o torque combinados não foram informados. O câmbio neste caso é CVT.

Esses conjuntos mecânicos são totalmente desconhecidos no Brasil, mas, a motorização 1.8 flex aspirada híbrida poderia ser cara demais para o Yaris Cross brasileiro. Sendo assim, provavelmente ele realmente adotará um novo motor 1.5 aspirado, mas aqui retrabalhado para ser abastecido também com etanol, além de entregar números de potência e torque mais eficientes.

Toyota Yaris Cross [reprodução]

Lançamento no Brasil

A própria montadora de origem japonesa disse que a previsão é de que seu próximo compacto híbrido flex (ainda sem confirmar se é um SUV) seja lançado por aqui em 2024. A expectativa é que o modelo comece a chegar às concessionárias da marca no segundo semestre do ano que vem.

Vale dizer que o Toyota Yaris Cross brasileiro será montado na planta de Sorocaba, interior de São Paulo. Já sua motorização híbrida, que terá funcionamento praticamente idêntico ao de Corolla e Corolla Cross, será fabricada em Porto Feliz, também em SP.

>> Toyota anuncia investimento de R$ 1,7 bilhão para produzir SUV

>> Toyota confessa que trapaceou em teste de colisão do Yaris

>> Atrasada, Toyota lançará 10 elétricos até 2026 e terá nova base