Destaque

Toyota vai sair do Brasil? Fake news mente sobre marca do Corolla

É falsa a notícia de que a Toyota vai deixar de fabricar carros no Brasil, o único fato é o fechamento de uma das quatro fábricas da marca

Toyota Corolla Hybrid [divulgação]
Toyota Corolla Hybrid [Divulgação]

Grupos extremistas têm manipulado notícias nas redes atacando a fabricante japonesa Toyota. Um dos vídeos mais compartilhados, dá a entender que a Toyota deixará o Brasil após o fechamento de sua fábrica em São Bernardo do Campo. Mas a notícia é completamente falsa. A Toyota segue atuando no Brasil.

Consultada pelo Auto+, a Toyota deixou extremamente claro que não sairá do Brasil, diferentemente do que as fake news apontam. “A Toyota do Brasil esclarece que não houve anúncio algum neste ano quanto à questão levantada [saída do Brasil]. Como esclarecimento, a companhia está presente no Brasil há mais de 60 anos e segue comprometida com o País, onde emprega cerca de 6 mil pessoas.”

O que de fato acontecerá é o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo e a transferência da linha de produção local para outras de suas plantas. São Bernardo também era o centro administrativo da marca, o qual já migrou para Sorocaba. Vale ressaltar que a Toyota anunciou em 2022 que a fábrica de São Bernardo fecharia até o fim de 2023. As plantas de Sorocaba, Porto Feliz e Indaiatuba seguem funcionando normalmente e absorverão alguns funcionários que trabalhavam em São Bernardo.

Toyota Corolla Cross [divulgação][ Brasil
Toyota Corolla Cross [divulgação]

Fábrica já ia fechar

Em comunicado oficial, “a Toyota do Brasil informa que em abril de 2022, anunciou a mudança da sua operação de São Bernardo do Campo para as cidades onde já atua – Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz – no interior do Estado de São Paulo. À época do anúncio, também reforçou que a iniciativa tem por objetivo buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de seu plano em busca de mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no País”.

O comunicado ainda reforça que “a 100% de colaboradores, foi dada a opção de PDV ou a oportunidade de continuar conosco nas demais cidades onde operaremos. A mudança está sendo feita de forma gradual, com início em dezembro de 2022 e conclusão prevista para novembro de 2023”.

Toyota Hilux Conquest [divulgação]
Toyota Hilux Conquest [divulgação]
Por fim, para disseminar a fake news que circula nas redes: “a Toyota reforça seu compromisso com o futuro e com a mobilidade, e sua missão de desenvolver carros cada vez melhores. Diversas atividades vêm sendo conduzidas nessa direção, tais como a renovação do portfólio, a introdução do terceiro turno em Sorocaba, a exportação de motores de Porto Feliz para a América do Norte e o investimento de R$ 50 milhões na operação de Indaiatuba, que produz o Corolla sedã, anunciados em 2022”.

Toyota não vai sair do Brasil

Além disso, a Toyota é líder absoluta no segmento de sedãs médios com o Corolla, além de campeã entre as picapes médias com a Hilux. Entre os SUVs médios, tem a vice-liderança com o Corolla Cross e entre os SUVs grandes o SW4 é o rei. A marca tem somente a linha Yaris com presença tímida, mas vendas constantes. 

Toyota SW4 2021 [divulgação]
Toyota SW4 [divulgação]
Não faria sentido para uma marca que domina diversos segmentos e que foi a quarta montadora mais vendida de 2022 (segundo a Fenabrave) deixar o Brasil. Nem mesmo a Ford, que enfrentou prejuízos milionários e fechou todas as suas fábricas por aqui, deixou de atuar no país e segue como importadora com lucros recordes. 

>>Toyota aumenta preços de Corolla e Corolla Cross em 2023

>> Yaris também ficou mais caro em 2023

>>Toyota Hilux GR-Sport fica mais larga de olho na Ranger Raptor