Depois de muitos teasers e antecipações, o Toyota Urban Cruiser Hyryder finalmente foi lançado. E foi um enorme balde de água fria para os brasileiros que imaginavam que agora seria a revelação final do SUV compacto que a marca japonesa prepara para substituir o Yaris por aqui. Mas calma, ele é um grande spoiler da próxima geração do Suzuki Vitara.
Toyota e Suzuki são parceiras no desenvolvimento de novos modelos na Índia e também em outros mercados. O Hyryder foi lançado primeiro na Índia e já era declarado que ele renderia um derivado para a Suzuki. Pelas proporções e estilo, ficou claro o que ele esconde por debaixo da pele de Toyota: a nova geração do Suzuki Vitara.
Isso fica claro pelo fato de que o Hyryder tem dimensões quase idênticas às do Suzuki S-Cross, indicando que eles compartilham plataforma. São 4,36 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,63 m de altura. São medidas também bem próximas às do Vitara, que já pede por uma nova geração.
Corações Suzuki e Toyota
Apesar de não ser o SUV compacto de baixo custo que a Toyota terá no Brasil, o nosso modelo e o Hyryder compartilharão o mesmo conjunto mecânico híbrido. Trata-se do 1.5 quatro cilindros aspirado ligado a um motor elétrico e que entrega 116 cv – é o mesmo sistema do Yaris Cross. Câmbio CVT é a única opção aqui.
Já as versões não eletrificadas usam motor Suzuki: especificamente o 1.5 Série K Neo Drive de 102 cv e 13,7 kgfm de torque. Ele conta com sistema micro-hibrido como os modelos da CAOA Chery, onde um motor elétrico substitui o alternador para economizar combustível. A transmissão é automática de seis marchas ou manual com cinco velocidades.
Visualmente o modelo tem pouco de Toyota. A dianteira traz luzes diurnas de LED conectadas à grade frontal, mas que ficam divididas ao meio por um friso cromado. O farol principal está mais abaixo, em um bloco no para-choque. Atrás, lanternas são finas em formato de C e conectadas por um friso cromado. Luzes de seta e ré ficam no para-choque.
O interior é bem Suzuki, com linhas em Y e bastante evidência na parte central onde estão comandos do ar-condicionado e central multimídia. O painel de instrumentos é parcialmente digital, com tela colorida central acompanhada por luzes indicadoras nas pontas. Volante veio da Suzuki, enquanto o botão de partida ao lado da porta evoca o espírito dos Porsche.
>>Rodas do primeiro SUV elétrico da Toyota podem cair do nada
>>Toyota Corolla sedã também pode ter versão Gazoo Racing
>>Toyota terá de responder na Justiça pelo escape do Corolla Cross