
Depois de ter vazado no Brasil e ser flagrada inúmeras vezes, a nova geração da Toyota Tacoma finalmente estreou nos EUA. A Toyota Hilux dos EUA chega com visual de mini Tacoma, totalmente renovada e até mesmo com motor híbrido que deverá ser usado na caminhonete japonesa vendida no Brasil.
A gama de motores da Toyota Tacoma é constituída por três motores totalmente diferentes, mas que coincidentemente são todos 2.4 quatro cilindros aspirados. As versões de entrada entregam 231 cv e 33,54 kgfm. Os números sobem para 274 cv e 42,8 kgfm na configuração i-Force.
Por fim, o que mais interessa aos brasileiros é o novo motor i-Force Max. Associando o 2.4 quatro cilindros aspirado a gasolina a uma bateria de niquel-metal de 1,87 kWh, a Tacoma americana se torna híbrida. Ao todo são 331 cv e 64,2 kgfm. Isso é suficiente para fazer a Toyota Hilux GR-Sport passar vergonha com seu 2.8 turbo diesel de 224 cv e 55 kgfm.
![Toyota Tacoma 2024 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/05/2024-Toyota-Tacoma-Limited-518-1_edited-750x450.jpg)
Tundrinha
Repare muito bem no visual da nova geração da Toyota Tacoma, pois ele influenciará diretamente o estilo da próxima Hilux. A dianteira é bem agressiva, com capô reto, faróis pequenos e muitas entradas de ar. A depender da versão, a grade frontal recebe desenhos diferentes e pode haver acabamento cromado no para-choque.
Por falar em caçamba, para os EUA, a Toyota oferecerá a Tacoma em versões cabine estendida e cabine dupla. Independentemente da configuração da cabine, a caminhonete média poderá ser equipada com caçamba curta ou caçamba longa. Esse é um layout que só a Mitsubishi L200 Triton da geração anterior chegou a oferecer no Brasil.
![Toyota Tacoma 2024 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/05/2024-Toyota-Tacoma-TRD-PreRunner-518-4_edited-750x450.jpg)
Tempos modernos
Enquanto a cabine da Toyota Hilux já parece datada, a da geração anterior da Tacoma era ainda pior. Mas a marca japonesa deu uma bela renovada na cabine e a deixou pronta para os tempos modernos. O acabamento melhorou substancialmente, com a inclusão de elementos macios ao toque e plástico de mais qualidade.
Irmãs parrudas
Junto do lançamento das versões civis da Toyota Tacoma, a marca japonesa revelou também as variantes off-road. Seguindo a pegada da Hilux GR-Sport, a Tacoma TRD Pro é voltada para o off-road de velocidade. Conta com amortecedores preparados, reforços estruturais e visual anabolizado, com muito plástico em preto brilhante.
O interior abusa das cores vermelhas e tem até bancos esportivos tipo concha com reforço estrutural de plástico e fibra de carbono nas costas. Já a Tacoma Trailhunter é voltada ao off-road sujo, aquele feito para andar com lama até o teto e escalar paredões de pedra e de grama.
Traz detalhes em bronze pela carroceria, além de plásticos em preto fosco. O para-choque apresenta visual mais parrudo e ela conta com rack de teto, santantônio em aço e snorkel. Por dentro, detalhes em verde e dourado, além do nome Toyota escrito no painel ao invés de Tacoma.
Reforçando: a Toyota Tacoma será vendida somente nos EUA, mas a nova geração da caminhonete influenciará diretamente a próxima geração da Hilux, que será vendida no Brasil. O motor híbrido da Tacoma também deve ser adotado pela caminhonete média a ser oferecida em nosso país.
>>Toyota não acredita que todos os carros devam ser elétricos
>>Futuro SUV compacto da Toyota no Brasil é revelado oficialmente