Por duas décadas, o Brasil se tornou a terra do carro flex. Poucos países do mundo deram verdadeira atenção para a tecnologia, fora os que são abastecidos por modelos feitos aqui. Mas agora a Índia passou a investir fortemente nos modelos bicombustíveis. Prova disso, é que o Toyota SW4 flex será lançado por lá em breve.
Apresentado no Auto Show (GIIAS), o Toyota Fortuner Flexy Fuel, nome indiano para o SW4 Flex, mostra a aplicação da tecnologia para o mercado indiano. É exatamente o mesmo sistema que foi usado no Brasil. Ele é constituído pelo o motor 2.7 quatro cilindros aspirado, originalmente nascido para beber só gasolina, mas que passa também a consumir etanol.
Na índia, esse motor entrega 163 cv e 24,9 kgfm de torque, exatamente os mesmos números que o SW4 flex entregava quando era vendido no Brasil. Vale ressaltar que a versão bicombusítvel do SUV grande foi limada da Toyota a partir da linha 2022, sendo o modelo 2021 o último a poder beber etanol e gasolina.
Mostrando que a Índia aproveitou toda tecnologia brasileira para o desenvolvimento do Fortuner Flexy Fuel, o modelo exposto no Salão trazia tração apenas nas rodas traseiras e transmissão automática de seis marchas. Durante todo período que foi vendido no Brasil, o SW4 flex tinha esse layout.
A Toyota ainda não anunciou quando a nova variante bicombustível do Fortuner será vendida por lá. Para o Brasil, não há perspectiva de retorno da Hilux flex ou do SW4 bebedor de etanol ao nosso mercado.
Você acha que SUVs grandes flex ainda são interessantes? Conte nos comentários.
>>Corolla caminhonete é cogitada para brigar com Maverick
>>Toyota Etios sai definitivamente de linha em agosto
>>Land Cruiser Prado é lançado com motor de Hilux e SW4 no mercado europeu