Destaque

Toyota suspende produção do Corolla no Brasil

Crise dos semicondutores continua a pegar pesado nas montadoras, tanto que o Toyota Corolla teve sua produção paralisada no Brasil

Toyota Corolla
Toyota Corolla [divulgação]

A Toyota foi das poucas marcas que tinha conseguido lidar bem com a crise dos semicondutores até agora, evitando ao máximo a paralização das fábricas. Contudo, nem ela escapou e anunciou que a fábrica de Indaiatuba, interior de São Paulo, terá paralização das atividades. Com isso, a produção do Corolla sedã está suspensa.

Segundo a Toyota, a fábrica ficará parada entre os dias 14 e 18 de março, mas os colaboradores afetados pela paralização só retornarão às atividades no dia 21 de março, uma segunda-feira. Vale lembrar que a planta de Indaiatuba produz só e somente o Toyota Corolla em sua versão sedã.

“Apesar de todos os esforços que temos realizado ao longo do tempo para gerenciar a falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, provocada pela pandemia de Covid-19, uma parada neste momento é inevitável”, diz a Toyota em seu comunicado oficial.

Toyota Corolla [divulgação]
Toyota Corolla [divulgação]
A Toyota ressalta que as fábricas de São Bernardo do Campo, onde são produzidos componentes, Porto Feliz, onde são feitos motores e Sorocaba, de onde nascem Corolla Cross, Yaris, Yaris Sedã, Etios e Etios Sedã (esses últimos apenas para exportação), seguem com suas atividades inalteradas.

Inclusive, a fábrica de Sorocaba trabalha em três turnos, 24 horas por dia. Tudo para atender à demanda fortíssima pelo Corolla Cross e também agora por conta do Yaris reestilizado. Com isso, as vendas do Corolla sedã, que já eram inferiores ao do Corolla Cross desde a virada do ano, devem ter uma baixa ainda maior. Mas isso não deve tirar dele a coroa do segmento de sedãs médios.

Corolla
Toyota Corolla Hybrid [divulgação]

>>Honda, Ford, Toyota e outras boicotam Rússia na guerra da Ucrânia

>>Carros da Toyota ficaram (um pouco) mais baratos com redução do IPI

>>Ford Everest estreia com V6 diesel para destruir reinado do Toyota SW4