Enquanto algumas montadoras como Volvo e Mini se preparam para se tornar 100% elétricas até o fim da década, a Toyota vai na contramão. A marca japonesa acredita que ainda há espaço para os modelos a combustão, desde que auxiliados por sistemas híbridos. E é essa a estratégia para o Brasil até 2027.
Em entrevista ao Auto Indústria, o presidente da Toyota para a América do Sul e Caribe, Masahiro Inoue, explicou quais são os planos para a marca. O executivo afirma que a ideia é que as próximas gerações de todos os modelos que a Toyota atualmente vende no Brasil já contem com gama 100% eletrificada.
Hoje o objetivo da marca é oferecer pelo menos uma versão híbrida ou elétrica de cada modelo em seu portfólio. No Brasil, atualmente, os únicos a cumprir essa meta são os irmãos Corolla e Corolla Cross. Contudo, a Hilux e o SW4 já têm uma versão híbrida em desenvolvimento e que pode até usar diesel. Elétricos também são possibilidade, mas não para agora.
Inoue também antecipou que um terceiro Toyota fabricado no Brasil terá motorização híbrida e que seu lançamento ocorrerá em 2022. Isso vai de encontro com o que o Auto+ já antecipou. A Toyota trabalha em um SUV compacto para ficar abaixo do Corolla Cross. O modelo utilizará plataforma da Daihatsu e apostará no baixo custo para conquistar clientes.
Ele, no entanto, não será um Daihatsu, muito menos o Toyota Raize, que é um SUV compacto da Daihatsu com outro logo, muito menos o Yaris Cross. A ideia é que esse SUV substitua o Yaris e atue como modelo de entrada da Toyota no Brasil. Ele pode, ou não, usar motor 1.8 Hybrid do Corolla e do Corolla Cross.
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