Mais longevo na linha Toyota que o Corolla, o emblemático sedã Crown está caminhando para sua décima sexta geração. Só que o visual do modelo mudará radicalmente, deixando de lado a pegada esportiva e baixa, passando a ser um sedã aventureiro. Lembra quando a Renault achou que isso era uma boa ideia com o Logan CVT? Pois é…
O registro de patentes mostra um modelo bastante ousado, com linhas fluidas e elementos de estilo que não eram comuns aos modelos da Toyota antigamente. Exemplo disso é o dato de que capô e toda tampa do porta-malas são pintados em preto, independentemente da cor da carroceria.
Esse esquema de duas cores na carroceria tem se tornado presente nos modelos da Toyota mais ousados. Exemplo disso é o SUV subcompacto Aygo X que tem traseira pintada em preto, igualmente independentemente da cor escolhida para o restante da carroceria. O novo Toyota Crown usa isso para dar uma aparência mais robusta e ousada.
A dianteira tem faróis finos com desenho parecido com os do SUV elétrico bZ4X, que são semelhantes aos do antigo Honda HR-V. Eles são ligados por um friso cromado que dá o tom da falta grade frontal superior. A refrigeração do motor é feita pela abertura de ar inferior, que é bastante larga e conta com grade estilo colmeia.
O lado aventureiro vem da suspensão elevada, rodas grandes e para-lamas com plásticos pretos – elementos comuns a todos os SUVs e modelos off-road de mentirinha. A lateral tem vidro com elevação na parte traseira tal qual o Honda Civic. Nesse ângulo ele lembra bastante o Honda, especialmente porque a tampa traseira é curta.
Lanternas horizontais atravessam toda a tampa do porta-malas e contam com uma moldura cromada na parte inferior. A tampa é larga, abraçando parte da lateral do Toyota Crown tal qual os SUVs da Audi antigamente faziam. O para-choque tem área preta na parte inferior e é acompanhada por um friso cromado.
Proporções de SUV e de sedã
Em questão de dimensões, o novo Toyota Crown tem 4,93 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,54 m de altura. Isso o coloca próximo ao Citroën C5 X, um SUV cupê com pegada urbana que tenta caçar o segmento de sedãs grandes – ainda que o Toyota seja maior.
Para colocar em proporções de modelos que o Brasil conhece, o novo modelo da Toyota tem 3 cm a mais no comprimento em relação a um Honda Accord, 2 cm a menos na largura e 8 cm a mais de altura. Ele é mais longo que um Jeep Commander em 17 cm, tem 1 cm a menos na largura e é 14 cm mais baixo. Ou seja, proporções que não vemos muito por aqui.
Ele será construído sobre a plataforma TNGA-K, a mesma do Camry e de modelos grandes da Toyota. Debaixo do capô residirá o mesmo conjunto híbrido do RAV4: um 2.5 quatro cilindros aspirado ligado a três motores elétricos gerando 222 cv – tudo gerenciado por um câmbio CVT. Haverá ainda um 2.4 turbo híbrido, mas sem potência divulgada.
Apesar dos registros mostrarem o modelo como Toyota Crown, existem rumores apontando para um outro nome: Crown Cross. O modelo faria o mesmo papel que o Corolla Cross faz para o Corolla e o Yaris Cross para o Yaris. Assim, o Crown como sedã tradicional se manteria em linha junto de seu irmão sedã aventureiro com sobrenome Cross.
>>Dacia muda visual de seus carros: no Brasil, Renault ficará menos Dacia
>>Toyota Corolla sedã também pode ter versão GR
>>Além do 408 SUV cupê, Peugeot terá o 408 sedã rival do Toyota Corolla