A crise dos semicondutores tem afetado o mercado automotivo de forma voraz. Revendas com estoque de carros tem os vendido a preços mais alto que os da tabela para atrair compradores que verdadeiramente querem o carro. E nessa história, uma concessionária da Toyota cobrou meio milhão de reais por um RAV4.
Para ser mais preciso, US$ 96.442 por um Toyota RAV4 Prime XSE nos EUA. De tabela, essa mesma versão do SUV híbrido sai por US$ 49.659 (R$ 280.623), mas a unidade flagrada por Colt Yohman e divulgada em seu Twitter, contava com alguns acessórios a mais e um ágio de US$ 40 mil (R$ 226.040) da concessionária.
Na lista de itens a mais do RAV4 Prime estavam itens como proteção para pintura, rastreador, película para os vidros e outros demais acessórios oferecidos pelo pós-venda. Sozinhos, eles engordaram a conta do SUV híbrido em US$ 6.783 (R$ 38.330). Por conta disso, o total da conta fechou em US$ 96.442, equivalente a R$ 545.099 na cotação atual.
RAV4 Prime vs. RAV4 brasileiro
No Brasil, um Toyota RAV4 custa, em sua versão única, R$ 282.490. Mas, vale lembrar, o modelo vendido por aqui é o híbrido tradicional, não o Prime plug-in. No Brasil, ele usa motor 2.5 quatro cilindros aspirado ligado a três motores elétricos que entregam 222 cv. Por ser híbrido tradicional, não há autonomia em modo 100% elétrico.
Já o RAV4 Prime pode rodar até 67 km somente na eletricidade. Ele usa o mesmo motor 2.5 quatro cilindros aspirado, mas tem apenas dois motores elétricos (um na dianteira e um na traseira). A potência combinada, no entanto, é maior: 306 cv. Torque não é divulgado pela Toyota.
Apesar de pesar 2 toneladas, o RAV4 Prime chega aos 100 km/h em 5,7 segundos e só não é o Toyota mais rápido à venda no mundo hoje por conta do Supra (que chega à mesma velocidade 1,4 segundo antes) e do GR Yaris (0,2 segundo mais rápido).
>>Nova picape da Toyota tem fila de espera de um ano e meio
>>Cinco carros legais da Toyota que não são vendidos no Brasil
>>Toyota SW4 Diamond chega por R$ 406.790 junto da linha 2022