Conhecida no Brasil como prática de venda casada, a comercialização de produtos ou serviços atrelados a outros como se fossem obrigatórios e sem consentimento do consumidor é considerada ilegal. Em outros países a prática também é mal vista, tanto que nos EUA, a Toyota será multada em US$ 60 milhões / R$ 294 milhões por isso.
Segundo informações do Escritório de Proteção Financeira ao Consumidor dos EUA, a Toyota terá de pagar US$ 12 milhões (R$ 58,9 milhões) em ações civis e mais US$ 48 milhões (R$ 235,6 milhões) a consumidores lesados pela prática de venda casada. O ocorrido por lá acusa o branco Toyota Motor Credit, que não é o mesmo que atua no Brasil, vale ressaltar.
O ocorrido é que os gerentes responsáveis pelos financiamentos embutiram serviços de proteção nos carros. O pacote de itens incluía assistência em caso de roubo, danos ou até de peças. Contudo, os consumidores não eram avisados sobre essa inclusão, enquanto os funcionários eram obrigados a incluir esses produtos como se fossem mandatórios.
Com isso, o valor da parcela de um Toyota novo subia entre US$ 700 (R$ 3.435) e US$ 2.500 (12.268) por carro. No final das contas, os consumidores pagavam mais caro por um carro cujo serviço atrelado a ele não era divulgado ou esclarecido. Quando o consumidor tomava conta do que ocorria, os gerentes eram instruídos a dizer que o serviço era obrigatório.
Além da multa, os funcionários do Toyota Motor Credit agora estão proibidos de receberem compensações e comissões por volume de vendas dos serviços. Os órgãos de proteção ao consumidor nos EUA também facilitarão o cancelamento do serviço e redução do valor das parcelas como medida punitiva à Toyota.
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