Enquanto na Argentina as picapes médias são presença corriqueira no ranking dos modelos mais vendidos, aqui no Brasil a história é outra. Os SUVs dominam e foram raríssimas as aparições das grandalhonas entre os carros mais comercializados do país. Só que em julho, meio à dominação maciça da Stellantis, a Toyota Hilux entrou para o top 10.
A picape média da Toyota foi a mais vendida de sua categoria e conseguiu ficar à frente de diversos modelos consagrados. Com a crise dos semicondutores, o Chevrolet Onix ficou para além do 30º lugar, para ter um exemplo prático. Com 4.576 unidades, ela ficou abaixo somente do Renault Kwid e com folga para o próximo colocado, o Hyundai Creta.
Manejando bem a crise dos semicondutores, a Stellantis tem seis dos dez carros mais vendidos do Brasil em julho. O Fiat Argo parece que assumiu o posto que já foi do Onix e se tornou o carro mais emplacado do país, segundo dados da Fenabrave. Ele ficou pouco à frente da Fiat Strada, que também assume esse título em alguns meses.
Logo em seguida vem o subcompacto Mobi, mantendo constantemente as vendas fortes – ele tem obtido resultados nas vendas muito superiores em 2021 do que qualquer outro ano. O quarteto Fiat só é interrompido pelo Hyundai HB20 em quarto lugar. Ele tem vantagem leve frente à Toro, que está em quinto.
A Jeep traz Renegade e Compass logo em seguida, sendo o SUV compacto mais vendido do Brasil e o médio campeão da categoria. Toyota Corolla Cross em oitavo lugar mostra a força que o modelo tem obtido no mercado, mas não suficiente para tirar a coroa do Compass.
Carros mais vendidos de julho
- Fiat Argo – 10.873 unidades
- Fiat Strada – 9.439 unidades
- Fiat Mobi – 8.059 unidades
- Hyundai HB20 – 7.799 unidades
- Fiat Toro – 7.030 unidades
- Jeep Renegade – 6.855 unidades
- Jeep Compass – 6.670 unidades
- Toyota Corolla Cross – 5.068 unidades
- Renault Kwid – 4.865 unidades
- Toyota Hilux – 4.576 unidades
>>Corolla Cross Hybrid: conforto de Corolla, consumo de Kwid | Avaliação
>>Fiat Argo S-Design democratiza tecnologia de versões caras – Avaliação
>>Taos Highline vs Compass S: quem é rei dos SUVs médios? | Comparativo