![Toyota Hilux GR-Sport [Auto+ / João Brigato] Toyota Hilux GR-Sport [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Toyota-Hilux-GR-Sport-4-990x556.jpg)
Há anos a Toyota Hilux tem um apelido maldoso: Capotalux. Isso se deu por conta de um teste do alce em que a caminhonete quase capotou e também por sua tendência a ser instável. De uns tempos para cá, contudo, a Toyota fez mudanças importantes para deixá-la mais segura. Mas o ápice vem agora com a versão GR-Sport de R$ 367.390.
A caminhonete diesel mais cara do Brasil se transformou completamente graças às mudanças feitas pela divisão Gazoo Racing. A suspensão foi o ponto de maior cuidado, ganhando um conjunto completamente novo na traseira e novos amortecedores monotubo. Com isso, ela ficou 15 cm mais larga na traseira e espichou 14 cm na dianteira. Não é pouco.
Mas como isso se traduz na vida real? A Toyota quis colocar o seu lançamento à prova e comprovar que a Hilux GR-Sport não é só uma versão alargada da caminhonete mais vendida do Brasil. Para isso, levou um grupo de jornalistas, no qual me incluo, para a Argentina a fim de testar a criação da Gazoo em diversos terrenos, inclusive na pista.
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É outro carro
Um dos pontos mais interessantes do test-drive da Toyota em circuito de asfalto fechado e no off-road, é que antes de experimentar a GR-Sport, a marca nos colocou ao volante da Hilux SRX. A versão topo de linha da caminhonete média tem vocação urbana e mostrou nítida inaptidão nas curvas mais fechadas e em alta velocidade.
A transferência de peso é muito sentida, assim como a carroceria rola bastante. Mas na GR-sport a conversa é outra. A Hilux gruda no asfalto de maneira surpreendente. Não chega a ter a dinâmica de um hatch, mas faz lembrar um SUV monobloco bem acertado. A largura extra faz com que ela não sinta tanto a transferência de peso e oscilação da carroceria.
Heranças
É claro que todos esses predicados tornaram ela bem mais estável em altas velocidades. Aliás, é esse tipo de regime mais acelerado que a Hilux Gazoo gosta de ficar. Em estradas planas a mais de 140 km/h ela fica bem mais estável do que as variantes normais. Pode sentar o pé que ela vai lisa.
Já a direção não passou por mudanças. Segue o sistema hidráulico que poderia ter sido trocado por um elétrico. Em alta velocidade, o volante fica mais leve do que deveria e conta com uma zona morta no centro que incomoda. Ao menos o sistema é rápido e permite uma tocada mais ágil, além de ser leve nas manobras.
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Arroz com feijão
Além das mudanças de suspensão, que foram as que mais mudaram o comportamento da Toyota Hilux. A Gazoo mexeu no motor. O 2.8 quatro cilindros turbo diesel entregava 204 cv e 51 kgfm de torque, mas passou para 224 cv e 55 kgfm. Essa forcinha extra, pode até não parecer pelos números, mas é nítida na hora de pisar fundo.
As acelerações são mais fortes, assim como as retomadas. Era o fôlego que faltava à Toyota Hilux – isso porque no teste rodamos com ela o tempo todo em quatro pessoas com o ar-condicionado ligado. A transmissão automática de seis marchas trabalha bem gerenciando a força e não decepciona.
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Mudanças sutis
Se por fora a carroceria alargada criou uma diferenciação visual imponente, por dentro, a Toyota mudou sutilmente as coisas. Só que o resultado se faz nítido ao comparar a Hilux GR-Sport com a SRX. O volante recebeu novo revestimento de couro com muito mais qualidade, assim como as portas.
Os bancos perderam o resfriamento, mas ganharam acabamento em couro preto e vermelho, além de suede. Tudo com qualidade bem superior ao padrão da picape Toyota. Há ainda faixa em vermelho e fibra de carbono no painel, junto de um novo painel de instrumentos com temática esportiva e mais vistoso.
Veredicto
Apesar de custar caro demais, a Toyota Hilux GR-Sport passou por mudanças importantes em relação aos modelos padrão. O conjunto de suspensão é o melhor entre todas as caminhonetes à venda no Brasil hoje, o que transformou a dinâmica da japonesa. Já o motor, recebeu o fôlego extra que faltava.
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