Toyota Hilux e Chevrolet S10 sempre estão atentas uma ao movimento da outra. Eternas rivais que disputam o título de caminhonete média mais vendida do Brasil, ambas se renovam em 2020. A S10 foi a primeira a mudar, ganhando nova dianteira, central multimídia melhor e mais versões. Agora chega a vez da Hilux 2021 desembarcar no Brasil.
Confirmada por Daniel Herrero, presidente da Toyota Argentina, em entrevista ao site Perfil, o executivo afirmou que a picape reestilizada começará a ser produzida ainda neste ano na fábrica de Zárate, Argentina. Vale lembrar que todas as picapes médias vendidas no Brasil, a exceção de L200 Triton e S10, são produzidas na Argentina coincidentemente.
A nova Toyota Hilux começará a ser vendida na Argentina ainda em 2020 e pode chegar simultaneamente ao mercado brasileiro ou, no máximo, no comecinho de 2021. A Toyota costuma não tardar a lançar um carro no Brasil depois de revela-lo no exterior.
Botox japonês
Segunda reestilização dessa geração, a Hilux 2021 ganhará para-choques novos com visual mais esportivo. O destaque vai para a grade frontal trapezoidal que domina boa parte da dianteira e recebe borda cromada nas versões mais caras.
Os faróis adotam iluminação full-LED, exceto nas versões de entrada da Hilux, que mantêm os faróis originais de antes da reestilização. Na traseira, novas lanternas de LED com borda luminosa formando um número 3 (ou uma letra E, dependendo do lado que você olha).
Há ainda versões especiais com para-choques diferenciados, como a Rocco / Rogue da imagem abaixo. Não está confirmado ainda se a variante topo de linha da Hilux brasileira/argentina adotará o mesmo esquema visual ou se a versão mais cara terá a mesma aparência das Hilux regulares.
Vale lembrar que a Toyota ainda não revelou como ficará a Hilux Gazoo reestilizada. A picape com pegada esportiva é atualmente vendida no Brasil com motor V6 gasolina e deverá aparecer em um futuro próximo com o novo estilo.
A cabine recebeu poucas mudanças, ficando restrita à nova central multimídia herdada do Corolla com Android Auto e Apple CarPlay. Há ainda painel de instrumentos com novos grafismos, mas ainda sem tela totalmente digital.
Hilux na casa dos 200 cv
Enquanto a rival Chevrolet S10 2021 ganhou nova turbina para entregar desempenho mais ávido sem alterar os números de torque e potência, a nova Toyota Hilux deu um salto. As mudanças no 2.8 quatro cilindros turbo diesel elevaram a potência e o torque em, respectivamente, 27 cv e 5,1 kgfm.
Ao todo, a Hilux 2021 entrega 204 cv e 51 kgfm de torque contra 177 cv e 45,9 kgfm de antes. Agora ela finalmente se alinha às rivais em cavalaria. O porém vai para as versões manuais que continuam a entregar 42,8 kgfm de torque, mas elas são as menos vendidas e procuradas nas concessionárias.
A Toyota também promoveu mudanças na transmissão automática de seis marchas a fim de melhorar os números de consumo e a suavidade do conjunto. A suspensão mudou para aprimorar o comportamento da Hilux na cidade, incluindo a alteração de amortecedores, novas buchas e design de molas revisto.
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