A Toyota se envolveu em uma grande polêmica. A marca japonesa emitiu uma nota em que admite ter fraudado os resultados de testes dos seus motores a diesel. Esses valores traziam números diferentes tanto de torque quanto de potência. Após toda a declaração, a marca optou por suspender as vendas de diversos modelos, entre eles a caminhonete média Hilux.
De acordo com a Toyota Industries Corporation, o setor responsável pela montagem dos motores usou um software durante os testes de certificação. Mas, esse componente não é usado na produção em massa dos propulsores. A inclusão foi para a marca ter números de potência e torque com menos variação. Só que, um comitê especial foi investigar esses dados e descobriu a fraude.
Ao menos 10 carros da Toyota afetados com essa polêmica. Land Cruiser, Land Cruiser Prado, Innova, Hiace, Granace, Dyna/Dutro e outros. Todavia, foi o nome da caminhonete Hilux no meio que chamou a atenção, pois é o único dos modelos oferecido no Brasil. Para evitar mais problemas, a fabricante paralisou momentaneamente as vendas destes carros. Um porta-voz da montadora afirmou que os dados mostravam uma “suavização” dos números de potência e torque e que isso não afeta a segurança e nem o nível de emissões desses automóveis.
Polêmica dos motores afeta a Hilux no Brasil?
O Ministério da Indústria e dos Transportes do Japão revelou que fará rígidas inspeções em todo o setor de motores da marca, já que os propulsores de empilhadeiras e outros modelos industriais também foram afetados com tais dados. Os governantes também revelaram que terão medidas mais severas com a empresa de carros.
A Toyota pontuou que a falha na fiscalização do departamento de qualidade, falha em assegurar a qualidade e segurança e também a ausência de comunicação com a parte de motores da marca foram as três causas para este incidente. Como a caminhonete Hilux e seu SUV SW4 são fabricados na Argentina, eles seguem normalmente à venda no Brasil.
O que você achou desse escândalo? Conte nos comentários
>>Triumph anuncia novo lote da dupla Speed 400 e Scrambler 400x
>>Estudo afirma que SUVs grandes são perigosos para o mundo
>>Chevrolet oferece Equinox com bônus de R$ 30 mil em promoção