Picapes compactas monobloco sempre foram território do Brasil com modelos como Chevrolet Montana, Fiat Strada, Volkswagen Saveiro e Ford Courier. Mas, por pouco a Toyota não entrou nesse segmento com um modelo um tanto quanto inusitado. Apresentado como conceito em 2003, a Toyota X-Runner Concept era quase uma Strada com motor V6.
A ideia da Toyota com a caminhonete era brigar diretamente com Ford Falcon Ute e Holden Commodore Ute, que faziam muito sucesso na época. As caminhonetes eram monobloco, contavam com tração traseira e eram derivadas dos sedãs grandes da marca. O conceito da Toyota, contudo, seguia outro caminho.
Ela era derivada do sedã grande Avalon, que na época media 4,87 m, mas que recebeu 15 cm a mais no entre-eixos por conta da caçamba. Na prática, ela ficava quase com o mesmo comprimento de uma Hilux, mas com altura e proporções próximas às da Fiat Strada. A suspensão era elevada e a caminhonete recebia rodas de liga-leve brancas de 17”.
V6 e tração de minivan
Mas o que era verdadeiramente interessante era seu conjunto mecânico. Ao invés de motores pequenos de quatro cilindros como as caminhonetes compactas brasileiras sempre tiveram, a Toyota X-Runner trazia um 3.0 V6 com supercharger da TRD. Como resultado, entregava 252 cv e 33,6 kgfm de torque. A tração 4×4 vinha da minivan Previa.
Por se tratar de um conceito, a caminhonete tinha alguns típicos exageros, como uma TV de plasma de 17 polegadas com GPS. A caçamba trazia fixação para bicicletas irem de pé, caixas de gelo e tampa traseira com abertura lateral, mas miolo vazado. Isso ajudava a deixar ainda mais estranho o visual da caminhonete.
As lanternas traseiras pareciam vindas da Nissan Frontier da época, enquanto a dianteira não é algo que pode ser chamado de bonito. O projeto, tocado pela engenharia australiana da Toyota, foi engavetado em favor da Hilux. Vendo hoje, a Toyota fez certo, visto que o carro mais vendido da terra do canguru é justamente a Hilux.
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