Destaque

Toyota já considerou produzir uma Fiat Strada com motor V6

Nunca a Toyota teve uma caminhonete menor que a Hilux, mas por um momento uma equivalente da Fiat Strada esteve nos planos da marca

Toyota X-Runner Concept 2003 [divulgação]
Toyota X-Runner Concept 2003 [divulgação]

Picapes compactas monobloco sempre foram território do Brasil com modelos como Chevrolet Montana, Fiat Strada, Volkswagen Saveiro e Ford Courier. Mas, por pouco a Toyota não entrou nesse segmento com um modelo um tanto quanto inusitado. Apresentado como conceito em 2003, a Toyota X-Runner Concept era quase uma Strada com motor V6.

A ideia da Toyota com a caminhonete era brigar diretamente com Ford Falcon Ute e Holden Commodore Ute, que faziam muito sucesso na época. As caminhonetes eram monobloco, contavam com tração traseira e eram derivadas dos sedãs grandes da marca. O conceito da Toyota, contudo, seguia outro caminho.

Ela era derivada do sedã grande Avalon, que na época media 4,87 m, mas que recebeu 15 cm a mais no entre-eixos por conta da caçamba. Na prática, ela ficava quase com o mesmo comprimento de uma Hilux, mas com altura e proporções próximas às da Fiat Strada. A suspensão era elevada e a caminhonete recebia rodas de liga-leve brancas de 17”.

Toyota X-Runner Concept 2003 [divulgação]
Toyota X-Runner Concept 2003 [divulgação]

V6 e tração de minivan

Mas o que era verdadeiramente interessante era seu conjunto mecânico. Ao invés de motores pequenos de quatro cilindros como as caminhonetes compactas brasileiras sempre tiveram, a Toyota X-Runner trazia um 3.0 V6 com supercharger da TRD. Como resultado, entregava 252 cv e 33,6 kgfm de torque. A tração 4×4 vinha da minivan Previa. 

Por se tratar de um conceito, a caminhonete tinha alguns típicos exageros, como uma TV de plasma de 17 polegadas com GPS. A caçamba trazia fixação para bicicletas irem de pé, caixas de gelo e tampa traseira com abertura lateral, mas miolo vazado. Isso ajudava a deixar ainda mais estranho o visual da caminhonete. 

Toyota X-Runner Concept 2003 [divulgação]
Toyota X-Runner Concept 2003 [divulgação]
As lanternas traseiras pareciam vindas da Nissan Frontier da época, enquanto a dianteira não é algo que pode ser chamado de bonito. O projeto, tocado pela engenharia australiana da Toyota, foi engavetado em favor da Hilux. Vendo hoje, a Toyota fez certo, visto que o carro mais vendido da terra do canguru é justamente a Hilux. 

>>Toyota Yaris 0km com visual de 1960 sai por R$ 160 mil

>>Flagra: Fiat Strada 1.0 turbo 2024 circula em testes

>>BMW diz que uma caminhonete não encaixa com sua filosofia