Com mais de 620 mil unidades produzidas no Brasil, sendo mais de 440 mil exportada para fora do país, o Toyota Etios se despede do nosso mercado. Toyota mais barato do Brasil, o compacto continua em produção em Sorocaba, interior de São Paulo, mas somente para o mercado externo.
Segundo a Toyota, a aposentadoria do Etios tem como justificativa a adequação do volume de produção da unidade para a chegada do Corolla Cross. Como o foco da marca agora será no SUV médio, que tem maior valor agregado e, consequentemente mais lucro, a manutenção do Etios ficou inviável.
“Temos o compromisso de fortalecer continuamente nossas operações, ao mesmo tempo em que há a necessidade de equalizar volumes. Decidimos, estrategicamente, focar a produção para ganhar força de oferta neste novo modelo, mas sem abrir mão da importante missão que o Etios possui na América Latina”, reforça Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
Antes de sua aposentadoria, o Etios já tinha passado por uma forte redução da gama de versões. Sedã e hatch foram reduzidos somente à configuração X Plus com opção de câmbio manual ou automático. As vendas caíram ano a ano desde que o Yaris foi lançado.
Em compensação, o Toyota Etios sempre vendeu bem fora do Brasil, sendo um dos carros mais vendidos da Argentina, por exemplo. Por isso, a marca japonesa decidiu manter o hatch e o sedã em produção aqui no Brasil, mas somente para exportação.
“O Etios seguirá contribuindo com nosso objetivo de fazer da operação brasileira um polo exportador para toda a região”, reforça Gustavo Salinas, diretor regional de vendas e pós-vendas da Toyota na América Latina e Caribe”.
Assim, o Etios será um produto Made In Brazil, mas inacessível para os brasileiros. Ele será vendido somente na Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai. Vale lembrar que desde que a Índia interrompeu a produção do modelo, nosso país se tornou o único do mundo a fabricar Etios e Etios Sedã.
>>Toyota vaza preço do Corolla GR-S no configurador: custa R$ 151.990
>>Ford EcoSport e Toyota C-HR são reprovados por consumidores nos EUA
>>Ford EcoSport e Toyota C-HR são reprovados por consumidores nos EUA