É verdade que a Toyota está um pouco atrasada em carros elétricos. No mercado global, muitas montadoras já possuem altas vendas de modelos movidos totalmente a eletricidade, enquanto a Toyota ainda está engatinhando nesse mercado. Sob nova direção, a montadora de origem japonesa agora terá uma plataforma dedicada aos carros elétricos, anunciando o lançamento de dez novos modelos até 2026.
No último dia primeiro de abril, a Toyota recebeu Koji Sato como seu novo CEO, substituindo Akio Toyoda, que é neto do fundador da marca. O novo executivo da montadora de origem japonesa declarou que espera uma grande evolução da empresa no mercado dos carros totalmente elétricos.
10 novos modelos até 2026
Na última sexta-feira (7), o grupo Toyota realizou uma coletiva de imprensa para falar sobre sua nova divisão de eletrificação. Esse aumento de interesse na eletrificação foi anunciado por Sato, juntamente com o Hiroki Nakajima, que é o novo diretor de tecnologia da montadora.
Essa é uma postura bem diferente da declarada pelo CEO anterior, que inclusive questionou se o futuro dos automóveis realmente seria feito pelos carros 100% elétricos. Fato é que agora a montadora anunciou o lançamento de 10 carros novos até 2026, confirmando que um deles será um sedã da Lexus, divisão de luxo da montadora, com design cupê.
Atualmente, a Toyota só tem três modelos totalmente elétricos no mercado global, e com isso vendeu menos de 25 mil unidades em todo o mundo no ano passado. Nos Estados Unidos, por exemplo, somente 1.880 elétricos da Lexus e Toyota foram vendidos nesse primeiro trimestre, enquanto a General Motors vendeu mais de 20 mil unidades.
Nova plataforma e meta esperançosa
Os modelos eletrificados da marca são produzidos sobre a plataforma e-TNGA, que é uma adaptação de uma base comum. Contudo, uma nova plataforma totalmente dedicada a carros 100% elétricos já está em desenvolvimento e deverá ser lançada muito em breve.
Com isso, a Toyota conseguirá reduzir custos de produção dos elétricos, além de facilitar o posicionamento das baterias e o ganho de autonomia. Sendo assim, a montadora japonesa ficará mais integrada no mundo dos veículos movidos a bateria. Isso é condizente com o que ela divulgou na recente coletiva, dizendo que pretende vender 1,5 milhão de veículos elétricos por ano até 2026.
Futuro no Brasil
No exterior, o SUV elétrico BZ4X já está à venda desde o final de 2021. Executivos da Toyota em nosso país afirmaram para a Autoesporte que o modelo está nos planos da marca para o Brasil, mas que o maior foco deve continuar nos híbridos. A empresa ainda tem medo de que a infraestrutura seja muito pequena para que o BZX4 seja vendido por aqui.
Isso quer dizer que até o momento não existe nenhum modelo elétrico realmente programado para ser lançado no mercado brasileiro. Enquanto isso, outras marcas já contam com modelos movidos a eletricidade, ou pelo menos já anunciaram a chegada deles. É o caso da Volkswagen com o SUV ID.4, por exemplo.
>> 5 carros chamados Toyota Corolla, mas que são fakes
>> Toyota Camry sai de linha no Japão e tem futuro incerto no Brasil