A Toyota realizou uma coletiva de imprensa há quase dois anos para apresentar nada menos do que 15 veículos elétricos em forma de conceito. Alguns deles evoluíram para modelos de rodagem, mas há um que ainda não viu a luz do dia.
O Sports EV era um esportivo elétrico com teto targa e assinatura da Gazoo Racing. Porém, embora ainda não tenha sido lançado, isso pode mudar nos próximos anos. No último mês, a Toyota atualizou sua previsão de lançamentos elétricos, incluindo um veículo esportivo previsto para chegar até 2026.
Com isso em mente, não deve ser surpresa que a Toyota já esteja testando um esportivo elétrico da GR. O curioso é que a marca japonesa quer instalar no carro uma caixa de transmissão manual, completa com um pedal da embreagem. Não só isso, mas o esportivo elétrico também deve ter um ronco no motor, mesmo sem queimar uma gota de gasolina.
A ideia da Toyota é desenvolver um carro elétrico que as pessoas não sejam capazes de diferenciar se o veículo é impulsionado por um motor a combustão ou por eletricidade.
Vale lembrar que a Lexus, divisão de luxo da Toyota, já trabalha em um esportivo elétrico, que será o sucessor do LFA, supercarro V10 da empresa. E a expectativa é que ele tenha pedal de embreagem e conta-giros, mesmo sendo elétrico. Segundo a Lexus, o carro vai fazer de 0 a 100 km/h na casa dos 2 segundos, com autonomia de mais de 700 km.
Ainda não se sabe quando o novo esportivo da Toyota será lançado, mas o carro deve ser revelado nos próximos anos, com possibilidade de ter a venda iniciada em 2026. Até lá, o sistema de transmissão e motor elétrico com ronco seguirão sendo uma incógnita.
>> É mentira que Toyota Vitz de R$ 55 mil será vendido no Brasil
>> Honda Civic Type R arranca as palavras do cérebro | Impressões