Não é surpresa para ninguém que os SUVs compactos e médios têm canibalizado as vendas dos sedãs. É por isso que até agora a Toyota não tinha investido nesse segmento no Brasil. Contudo, o lançamento do Corolla Cross levantou uma questão: estaria o Corolla sedã ameaçado a partir de agora?
A resposta veio em maio. Depois de seu primeiro mês cheio, onde obteve a segunda colocação como SUV médio mais vendido do Brasil, o Corolla Cross atingiu um alto número de vendas. Foram 3.678 unidades emplacadas, segundo a Fenabrave. Isso fez com que ele se tornasse o 14º carro mais vendido do país no ranking geral.
E quem está logo acima dele? O Corolla com 3.790 unidades emplacadas. É importante notar que o sedã não sofreu com a chegada do SUV. Até porque, ele teve aumento em suas vendas em maio, quando vendeu 3.418 unidades, quando comparado a abril. Em um mês, ele teve aumento de 372 vendas.
Já o Corolla Cross foi de 1.889 unidades vendidas em abril para 3.678 modelos comercializados em maio. Praticamente dobrando as vendas, ele ainda garantiu lugar entre os SUVs mais vendidos do Brasil.
Públicos separados
Mas como a Toyota fez para não canibalizar o Corolla com o Corolla Cross? Desde o lançamento do modelo a marca afirmou que a orientação dos concessionários era não desviar a atenção de um modelo para o outro. Se o cliente surge procurando pelo Corolla, eles não deveria mostrar o Corolla Cross e vice-versa.
Isso faz com que os públicos de cada um dos modelos se mantenham separados – ainda que o sedã e o SUV tenham muitas semelhanças. Além do nome, plataforma e praticamente todo interior, os dois Corolla usam exatamente o mesmo conjunto mecânico. Ambos oferecem versões com motor 2.0 aspirado ou 1.8 híbrido. Todas as variantes usam transmissão CVT.
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