Depois de anos sem concorrentes que pudessem fazer sombra ao seu volume de vendas generoso, o Jeep Compass tem um novo pesadelo: o Toyota Corolla Cross. Baseado no sedã médio mais vendido do Brasil, ele será oferecido em quatro versões e uma série especial. Preços ficam entre R$ 139.990 e R$ 183.980.
Construído sobre a plataforma modular GA-C, a mesma do Corolla sedã, o SUV médio tem o mesmo porte do Compass. São 4,46 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,62 m de altura, com entre-eixos de 2,64 m.
Comparado ao modelo da Jeep, o Corolla Cross é 7 cm mais comprido, 1 cm mais largo, 1 cm mais baixo e tem entre-eixos 1 cm mais longo. No porta-malas o SUV médio japonês leva 440 litros contra 410 do Jeep. Comparado ao Corolla sedã, o Cross leve 30 litros de bagagem a menos.
Além de um Corolla de salto
Apesar de ser totalmente baseado no Corolla, a parte externa não traz peças idênticas entre os modelos. O Corolla Cross tem visual robusto e moderno, com caixas de roda bem largas e vincos fortes na carroceria.
A dianteira conta com faróis afilados e grade frontal trapezoidal, com contorno preto e parte interna escurecida nas versões flex, enquanto a híbrida traz filete cromado. Os faróis têm iluminação de LED em todas as versões, menos na de entrada. Há filete azul nos modelos eletrificados.
A lateral faz lembrar bastante do RAV4, seu irmão maior. Especialmente por conta do desenho das colunas, sendo a traseira com um filete de plástico que permite teto com pintura em duas cores. Na traseira, lanternas afiladas deixam o visual um pouco conservador.
O interior do Corolla Cross e do sedã é praticamente idêntico. Eles trazem o mesmo visual horizontalizado, volante, painel de instrumentos e central multimídia flutuante. O que muda é o puxador da porta e duas barras verticais no console central, que ajudam a dar um visual mais robusto.
Dois motores, ou três
Assim como o irmão sedã, o Corolla Cross será vendido em versões regulares e híbridas. O modelo conta com motor 2.0 Dynamic Force de 177 cv e 21,4 kgfm de torque. Esse motor é associado à transmissão automática do tipo CVT com dez marchas simuladas, sendo a primeira marcha física.
Já os modelos híbridos contam com motor 1.8 flex de 101 cv e 14,5 kgfm de torque associado a dois motores elétricos de 72 cv e 16,6 kgfm de torque (combinados). A transmissão é também CVT, mas sem simulação de marchas como ocorre no modelo aspirado.
A Toyota não divulga potência e torque combinados dos três motores, mas garante consumo de 13,9 km/l na estrada e 17 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,6 km/l na estrada e 11,8 km/l na cidade. Consumo do Corolla Cross 2.0 é de 8 km/l na cidade com etanol e de 9 km/l com o mesmo combustível na estrada. Já com gasolina ele faz 11,5 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada.
Preços e versões
A gama Corolla Cross começa na versão de entrada XR de R$ 139.990 – preço posicionado certeiramente para brigar com o Jeep Compass Sport de R$ 135.990. De série a versão traz ar-condicionado digital de uma zona com saída no banco traseiro, volante com ajuste de altura e profundidade, retrovisores elétricos e faróis com acendimento automático.
A versão mais barata do SUV da Toyota ainda é equipada com sete airbags (dois laterais, dois de cortina, joelho e os frontais duplos), câmera de ré, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.
Subindo para a versão XRE, a mais cara com motor 2.0, o Corolla Cross custa R$ 149.990. A versão adiciona trocas de marcha no volante, bancos revestidos em couro preto, chave presencial, piloto automático, retrovisor eletrocrômico, faróis full-LED, lanternas traseiras de LED e sensor de chuva.
O Corolla Cross XRV é a versão de entrada com motor híbrido. Parte de R$ 172.990: mesmo preço do Jeep Compass Limited flex. Traz de série piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, espelho com função tilt-down, manta acústica no capô, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.
Por fim, a versão topo de linha XRX de R$ 179.990 traz a mais acabamento interno bege, painel de instrumentos com tela de 7 polegadas, ar-condicionado digital de duas zonas e banco do motorista com regulagem elétrica.
Há ainda a série limitada Special Edition de R$ 183.980 que traz ainda carregado de celular por indução e acessórios estéticos como estribo lateral, soleira de portas e bandeja no porta-malas.
Corolla Cross 2.0 XR – R$ 139.990
Toyota Corolla Cross 2.0 XE – R$ 149.990
Toyota Corolla Cross Hybrid XRE – R$ 172.990
Toyota Corolla Cross Hybrid XRX – R$ 179.990
Corolla Cross Hybrid Launch Edition – R$ 183.980
>>Nas lojas: Creta e Nivus vendem mais que Renegade e T-Cross
>>Seis SUVs médios rivais do Jeep Compass que não temos no Brasil