Com política agressiva de preços e quatro versões no Brasil, o Toyota Corolla Cross mira certeiramente no Jeep Compass. Mas, como o segmento não vive somente do SUV médio da Stellantis, o novo modelo japonês terá outros rivais de peso para enfrentar.
Por isso, destrinchamos versão a versão quais serão os rivais do Corolla Cross no Brasil. Há de notar que alguns SUVs de categorias diferentes disputam com o novato na mesma faixa de preço.
Corolla Cross XR – R$ 139.990
Nessa faixa de preço a mistura entre SUVs compactos em versão topo de linha e médios na variante de entrada é nítida. Temos Volkswagen T-Cross Highline por R$ 132.140, mas que passa o valor do Corolla Cross XR adicionando alguns opcionais. Já o Mitsubishi Outlander Sport (ASX reestilizado) se apresenta na versão intermediária GLS de R$ 136.990.
Entre os médios, o Toyota briga diretamente com Kia Sportage P.161 que custa exatamente os mesmos R$ 139.990. Mas, seu arquirrival Jeep Compass tem vantagem nessa faixa. A versão de entrada Sport de R$ 132.140 é R$ 7.850 mais barata que o Corolla Cross de entrada.
Corolla Cross XE – R$ 149.990
A faixa dos R$ 150 mil é a mais disputada e cheia de concorrentes. Alguns SUVs compactos continuam a aparecer aqui, mas em abordagens diferentes. O Jeep Renegade, por exemplo, é oferecido por R$ 150.390 na versão Moab diesel de entrada. Por outro lado, o HR-V Touring de R$ 150.300 tem tudo que o SUV compacto da Honda pode oferecer.
Há ainda modelos alternativos como Suzuki Vitara na variante intermediária 4Sport de R$ 150.990. O Mitsubishi Outlander Sport aparece novamente na lista, mas na opção HPE de R$ 149.990. Já o Suzuki S-Cross, que é mais um hatch aventureiro que um SUV, pede o mesmo valor do Corolla Cross XE pela versão 4Style.
Subindo o patamar para os SUVs médios, o Chevrolet Equinox 1.5 LT de R$ 150.740 é pouco mais caro que o Toyota, mas é o maior nessa faixa de preço. Já o Hyundai Tucson GLS é o mais potente da lista e o mais caro: R$ 156.940.
A disputa mais forte para o Corolla Cross XE fica com Jeep Compass Longitude de R$ 150.990 e Mitsubishi Eclipse Cross GLS de R$ 151.990.
Corolla Cross XRE – R$ 172.990
SUV híbrido mais barato do Brasil, o Toyota Corolla Cross XRE tem apenas concorrentes turbinados. O Jeep Compass Limited custa exatamente a mesma coisa e é a variante flex mais equipada do SUV da Stellantis. Já o Mitsubishi Eclipse Cross HPE de R$ 167.990 tem vantagem no preço.
Como alternativas de outras categorias, o Jeep Renegade Trailhawk representa os compactos. Tem motor diesel, lista de equipamentos generosa, já que é a versão topo de linha, e pede R$ 171.990 pelo conjunto. Já o CAOA Chery Tiggo 8 de R$ 175.620 tem uma vantagem que o Corolla Cross nem sonha: sete lugares.
Corolla Cross XRX – R$ 179.990
Única faixa de preço em que o Jeep Compass não atua, pois as versões Flex ficam abaixo dessa faixa e as diesel encostam nos R$ 200 mil, aqui o Corolla Cross tem mais folga. Seus rivais são Ford Territory SEL de R$ 179.990 e Chevrolet Equinox Premier 1.5 de R$ 178.900. Ambos são maiores que o modelo da Toyota, mas não são híbridos como ele.
>>Cinco versões legais do Toyota Corolla que não tivemos no Brasil
>>Toyota Corolla Cross chega fazendo 17 km/l por até R$ 183.980
>>Como fica a Toyota sem Etios e com Corolla Cross no Brasil?